og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Dirigindo no Via

Bolhas na película agora é infração

Películas de controle solar nos vidros, dos veículos popularmente chamadas de insulfilme proporcionam segurança, no caso da quebra de um vidro os estilhaços ficam grudados nela, não sendo arremessados aos ocupantes que protegem o interior do mesmo, diminuindo a intensidade dos raios solares, bem como diminuindo o calor dentro do carro e também a função estética.

Com a nova resolução Conselho Nacional de Trânsito (Contran) passa a ser infração se as películas nas áreas envidraçadas dos veículos apresentarem bolhas de ar. Geralmente ocorrem no vidro vigia, popularmente chamado de vidro ou para brisa traseiro, pois essas bolhas geralmente apresentam o tamanho de 2 a 5 cm de diâmetro em quantidade, o que acaba dificultando ou alterando as imagens que ainda aparecem por este vidro

Porém o curioso é que bolhas no vidro traseiro, onde mais acontece, não são passíveis de multa, desde que o veículo disponha de espelhos laterais externo em ambos os lados, o que já é obrigatório por lei. De acordo com a mesma, são consideradas áreas indispensáveis de visão para brisa e os laterais dianteiros (portas) até mesmo porque por estes se visualiza os retrovisores. Ao laterais traseiros como o vigia traseiro também não rendem multa.

As bolhas na película indicam que as mesmas precisam ser substituídas, em média duram 4 anos mas tendem a perder a cor, desbotar se o veículo diretamente exposto ao sol.

A resolução em vigor desde 1º de junho a transparência não pode ser inferior a 70% para vidros laterais dianteiros e para brisa. Até então a lei previa 75% para vidros incolores e vidros verdes, um opcional de fábrica e 70% para os que tem película. Desde esta data todos são padronizados em 70%. Nos demais vidros, laterais traseiros e vigia a lei determina o mínimo de 28% de transparência. Para comprovar é preciso ter o “carimbo” descrevendo o índice, este é impresso na película ao ser aplicada no veículo.     

Quem descumprir tais regras cometerá uma infração grave, com cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 195.30. Cuidados e dicas para películas automotivas ficam valendo, além destas que mudaram. 

                                                                                                       "Use o cinto de segurança". 


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal Prefeitura de Curitibanos - Edição 13

10/09/2025

Informativo da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos - Edição - 06

10/09/2025

Últimas Notícias