og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Santa Catarina

Com teste em urnas eleitorais, TRE-SC participa da 15ª Semana Nacional de Hardware

Simulação permite identificar possíveis falhas a tempo de uma eleição oficial. Foto: Maurílio Quadros.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) participa da 15ª Semana Nacional de Hardware, que ocorre entre os dias 5 e 11 de junho. Coordenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o simulado é realizado por todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e tem como objetivo identificar e solucionar possíveis falhas de hardware a tempo de uma eleição oficial.

Realizado de duas a três vezes por ano, o procedimento reproduz todas as etapas de um pleito. O processo inclui a geração da base de eleitores e candidatos – que nesta edição será uma consulta popular –, a preparação das urnas, a votação, a transmissão dos dados e, por fim, a totalização. 

A fase inicial da votação iniciou na quinta-feira (5) no depósito central do Tribunal e segue até o dia 11, das 8h até 18h. Os eleitores são os servidores da Seção de Administração de Urnas e voluntários da sede do TRE-SC.

Na Sede do Tribunal, a votação terá início na segunda-feira (9), que também se encerrará no dia 11. O teste será feito em dois locais: no hall de entrada do prédio principal e no quinto andar do Anexo I, das 13h às 18h. 

Nesta edição da 15ª Semana Nacional de Hardware serão testadas 281 urnas eletrônicas, todas do modelo 2013. No teste, 215 estão no depósito e 66 na Sede do Tribunal. No total, Santa Catarina possui 1.053 urnas eletrônicas do modelo 2013, que correspondem a 5,67% das urnas armazenadas no Parque das Urnas (18.599).   

Os preparativos

Antes da etapa de votação, entre os dias 03 e 04, a equipe da Seção de Administração de Urnas e sete servidores da Sede realizaram a preparação das urnas eletrônicas. A ação envolveu a instalação de sistemas e dados, seguida por testes de funcionamento. Após, as urnas foram lacradas e armazenadas em segurança.

Caso sejam detectadas eventuais falhas, o Tribunal registra os problemas e os encaminha para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O simulado é um procedimento que fortalece a segurança, a transparência e a integridade do processo eleitoral.

*Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC. 

Da Redação


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal Prefeitura de Curitibanos - Edição 13

10/09/2025

Informativo da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos - Edição - 06

10/09/2025

Últimas Notícias