Na tarde desta quarta-feira (10), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Curiti...
Tivemos uma grande programação na semana do município envolvendo totalmente a economia local com apresentações, livros, cultura, palestra, gastronomia e escolha da rainha da EXPOCENTRO, dentre outras atividades.
Uma programação que envolveu crianças, jovens, adultos e idosos para celebrar o 11 de junho.
A programação foi entre os dias 9 e 15 de junho, no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro, eventos promovidos pela Prefeitura de Curitibanos, através das secretarias de Administração e Finanças, Cultura, Educação, e Indústria, Comércio e Turismo.
Essa ideia de valorizar os talentos locais e trazer a população para comemorar o aniversário da cidade, foi bem aceito pela comunidade. Incentivar a cultura e o lazer e promover a educação sempre foi uma boa ideia. Centralizar as atividades num único local foi uma bela experiência.
Estive visitando a semana literária, adquiri alguns livros, inclusive infantil, levei minha neta curtir exemplares disponíveis. Ouvi algumas apresentações de Contação de histórias, me apaixonei pela dicção e envolvimento criado pelos contadores que apresentaram. Assisti também a palestra do Giba, grande campeão do Vôlei do Brasil.
Durante a programação, acontece também concurso Rainha da Expocentro 2026, com a escolha da nova realeza da maior festa dos curitibanenses, que representará nosso município com beleza, simpatia e orgulho, não me fiz presente, mas acompanhei resultados.
A história de Curitibanos está intrinsecamente ligada ao tropeirismo. A região servia como ponto de parada para tropeiros que conduziam gado pela Estrada das Tropas. O local se tornou conhecido como "Pouso dos Curitibanos" devido ao grande fluxo de animais e pessoas que ali descansavam.
A partir do pouso, a região prosperou e, em 1869, Curitibanos foi elevada à vila e depois a município, marcando sua emancipação política.
A região foi palco da Revolução Farroupilha, um importante conflito no Rio Grande do Sul. Curitibanos também foi cenário da Guerra do Contestado, um conflito agrário que envolveu disputa por terras e religiosos.
A cidade também vivenciou a Revolução Federalista, mais um período de conflito no sul do Brasil. Curitibanos é formado por diversas etnias, incluindo imigrantes alemães, italianos e japoneses, o que contribui para sua rica cultura.
A cidade passou por diferentes ciclos econômicos, incluindo a criação de gado, a exploração de madeira e a agricultura. Curitibanos se destaca por sua localização estratégica, que a torna um importante centro de geração de riqueza.
A cidade vive um momento especial, com investimentos de grande porte em plantas industriais e, em especial, na estruturação como polo educacional – esta é talvez a maior oportunidade de nossa história e também nosso maior desafio.
Parabéns Curitibanos, estamos orgulhosos de você.
10/09/2025
10/09/2025
Nesta madrugada de terça-feira (02) em uma ação conjunta realizada entre a Polícia Militar em apoio à Receita Federal de Joaçaba, abordou um veículo Saveiro no...
03/09/2025
Durante uma operação de trânsito realizada pela Polícia Militar na entrada do bairro Abrão dos Santos Maciel em Lebon Régis na tarde desta segunda-feira (01), u...
03/09/2025
No último final de semana, a Polícia Militar prendeu um homem no município de Lebon Régis após descumprimento de medida protetiva. De acordo com a PM, a ocorrên...
02/09/2025