Na tarde desta quarta-feira (10), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Curiti...
Trago aqui inicialmente na íntegra feita pelo economista Ricardo Amorin em sua página no LinkedIn, que diz:
Foi dada a largada para a guerra comercial. Cumprindo uma promessa de campanha, o presidente Donald Trump anunciou que uma de suas primeiras medidas será aumentar impostos para produtos do Canadá e México em 25% e da China em 10%.
Trump argumenta que o aumento de impostos visa punir o Canadá e o México, acreditando que esses países não fazem o suficiente para impedir a entrada de imigrantes ilegais nos EUA. No entanto, essa decisão já trouxe reações.
Países afetados declararam que, se essa medida for implementada, haverá retaliações. Em outras palavras, estamos falando de contramedidas que poderiam acirrar ainda mais as tensões comerciais entre as nações.
Com a postura do governo Trump de querer impor aumentos significativos nos impostos de importação, começamos a ver um cenário onde produtos ficarão mais caros, começando pelos Estados Unidos.
Atualmente, os EUA são um lugar onde produtos são adquiridos a preços baixos, graças às baixas alíquotas de importação. Essa realidade está prestes a mudar, tornando os produtos mais caros mundialmente.
A retaliação global resultará em tarifas de importação mais altas, o que significa produtos mais caros e mais inflação. Com mais inflação, os juros tendem a subir no mundo todo, começando pelos EUA.
Juros mais altos nos EUA provocam um efeito cascata, elevando juros globalmente. Isso pode redirecionar capitais para os EUA, reduzindo o crescimento econômico mundial. Devemos acompanhar de perto, pois trata-se de um risco significativo.
Aqui comento de minha parte. As grandes nações disputam entre si e todos pagaremos o preço disso no mercado mundial.
Trump, como se diz aqui no Brasil, “chegou chegando” e mostrou suas garras já no discurso inicial de sua posse e bem em frente ao seu antecessor “Biden”. Realmente uma pessoa impulsiva que fará de tudo para mostrar seu “poder” editando mais de 100 medidas num único dia e a cada assinatura era ovacionado por seus seguidores.
Vamos continuar trabalhando e atuando, mas a grande retaliação e primeira já chegou com o lançamento de uma nova inteligência artificial a custos bem menores que as grandes Americanas. China mostrando suas garras fazendo com que as empresas Americanas perdessem milhares de dólares na bolsa.
10/09/2025
10/09/2025
Nesta madrugada de terça-feira (02) em uma ação conjunta realizada entre a Polícia Militar em apoio à Receita Federal de Joaçaba, abordou um veículo Saveiro no...
03/09/2025
Durante uma operação de trânsito realizada pela Polícia Militar na entrada do bairro Abrão dos Santos Maciel em Lebon Régis na tarde desta segunda-feira (01), u...
03/09/2025
No último final de semana, a Polícia Militar prendeu um homem no município de Lebon Régis após descumprimento de medida protetiva. De acordo com a PM, a ocorrên...
02/09/2025