og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Frei Rogério

Frei Rogério sedia segunda reunião do Projeto de Indicação Geográfica do Alho Roxo Nobre

O registro de Indicação Geográfica é uma ferramenta coletiva de valorização de produtos tradicionais de determinada região e tem como função principal agregar valor ao produto e proteger a região produtora. Foto: Divulgação.

Na tarde desta segunda-feira (09), foi realizada a segunda reunião da comissão das entidades do Projeto de Indicação Geográfica do Alho Roxo Nobre no Salão do Restaurante Oliveira em Frei Rogério.

A reunião teve a participação da Administração Municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Frei Rogério, com a equipe técnica do projeto composta por SEBRAE, ACAPA, Câmara Setorial do Alho, EPAGRI COPAR, UFSC e com os representantes de todos os dos municípios que fazem parte do projeto Frei Rogério, Curitibanos, Brunópolis, Monte Carlo, Fraiburgo e Lebon Régis, tendo a pretensão de abranger mais municípios como Caçador e Campo Belo do Sul.

– A pauta da reunião refere-se à escolha do nome geográfico ao estudo e encaminhamentos da identidade visual (selo) e definir qual o perfil do produtor que será beneficiado com a identidade geográfica – Explica o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Itamir Gasparini.

O registro de Indicação Geográfica é uma ferramenta coletiva de valorização de produtos tradicionais de determinada região e tem como função principal agregar valor ao produto e proteger a região produtora.

– No momento de comercializar o Alho Roxo do Planalto Catarinense com o selo da Indicação Geográfica, espera-se agregar maior valor, ressaltando o modo de produção promovendo a geração de emprego e renda.  Podemos afirmar com muita certeza que a cultura do alho é extremamente importante para região, tanto no que se refere ao movimento econômico, como também sendo uma das cadeias produtivas que mais contribui atualmente na questão social e diminuição do êxodo rural – Enfatiza Itamir Gasparini.

Projeto Indicação Geografia do Alho Roxo

O grande objetivo deste projeto de Indicação Geografia do Alho Roxo é realizar é um estudo sobre as características do alho produzido no Planalto Catarinense. Pretendendo  fortalecer as organizações existentes, valorizar o produtor de alho e seu modo de vida, além de promover um trabalho de padronização e classificação do alho da região, oferecendo ao mercado um produto com diferencial.

Grazielle Delfino


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal Prefeitura de Curitibanos - Edição 17

12/11/2025

Informativo da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos - Edição 11

06/11/2025

Últimas Notícias