Na tarde desta quarta-feira (10), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Curiti...
Uma determinação de 2023 (porém ainda desconhecida para muitos) do Supremo Tribunal Federal (STF), permite que condutores inadimplentes tenham a sua carteira nacional de habilitação bloqueada ou suspensa. A decisão do Supremo estabelece que a retenção do documento de dirigir e tem como objetivo incentivar de uma forma mais incisiva que o devedor quite suas pendencias financeiras.
Porém a suspensão do documento de dirigir só ocorre após todas as alternativas de negociação se esgotarem, quando se o devedor já teve valores e banco bloqueados ou bens penhorados, por exemplo.
Ainda assim, só acontece após a determinação de um juiz após um processo. O devedor já tenha sido notificado previamente e tendo a oportunidade manifestar-se antes da execução da penalidade.
Sendo assim, o bloqueio, a suspensão da CNH não é uma ação arbitraria, pois a justiça avalia o caso e determina, aí sim, a medida é aplicada.
Portanto, não é simplesmente de repente perder a carteira de motorista. A lei não permite nem prevê isso. Porém, como citado acima é seguido um passo a passo, de acordo com a legislação prevê.
Embora esta página não seja de economia ou finanças, entendi que o assunto é pertinente, pois trata da documentação do direito de dirigir.
Respeite as leis de Trânsito!
10/09/2025
10/09/2025
Nesta madrugada de terça-feira (02) em uma ação conjunta realizada entre a Polícia Militar em apoio à Receita Federal de Joaçaba, abordou um veículo Saveiro no...
03/09/2025
Durante uma operação de trânsito realizada pela Polícia Militar na entrada do bairro Abrão dos Santos Maciel em Lebon Régis na tarde desta segunda-feira (01), u...
03/09/2025
No último final de semana, a Polícia Militar prendeu um homem no município de Lebon Régis após descumprimento de medida protetiva. De acordo com a PM, a ocorrên...
02/09/2025