Na noite desta quarta-feira (10) por volta das 20h e 41min, ocorreu um incêndio em uma residência mista no bairro Bom Jesus no munícipio de Curitibanos. De acor...
O Japão, arquipélago no Extremo Oriente, seu território é formado por quatro grandes ilhas chamadas (em ordem de tamanho) Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, além de outras 6 mil pequenas ilhas, mas apenas 426 são habitadas. Terceira maior economia do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e China.
Sua história remonta à Antiguidade, com uma tradição imperial que nasceu há mais de 2 mil anos e foi consolidada durante a Idade Média.
Seu território com 377.864 quilômetros quadrados e uma população de 126 milhões. Possui 16% de planícies. Nelas se encontram as grandes cidades do Japão: Tóquio, Nagoya, Osaka, Kobe. Com esse percentual fica menor que santa Catarina (que tem 95.346 km²) a área do território ocupada para o desenvolvimento da agricultura.
Devastado pela Segunda Guerra Mundial, em que sofreu os dois únicos ataques nucleares já realizados, renasceu das cinzas e se desenvolveu de forma impressionante.
Além de registrar forte crescimento a partir dos anos 1950, o Japão tornou-se sinônimo de novas tecnologias, com empresas japonesas destacando-se em setores como de carros e produtos eletrônicos.
Parte de uma região de grande instabilidade geológica, o Japão sempre conviveu com recorrentes terremotos - e eventuais tsunamis provocados por tremores de terra sob o oceano.
Essa realidade levou os japoneses a desenvolver avançadas tecnologias de construção de edifícios permitindo que suas grandes cidades tenham arranha-céus capazes de resistir a fortes abalos.
O que nos leva a discutir e pensar esses pontos abordados sobre o Japão.
- Como um país tão pequeno é tão grande.
- O que faz a diferença para ser essa potência mundial.
- Seu IDH – Índice de Desenvolvimento Humano é o número 20 no mundo.
Fator importante que ajudou na reconstrução impressionante do Japão depois da Segunda Guerra Mundial foi o seu sistema educacional, que já era extremamente qualificado.
Com isso, o país conseguiu se apoiar em seu sistema educacional de grande qualidade para fazer com que conseguisse formar um grande número de profissionais técnicos e de cientistas altamente qualificados, que serviram de mão de obra para reerguer a nação nipônica.
O que mais chama a atenção de quem observa a reconstrução japonesa é o seu crescimento impressionante, que fez com que sua economia apresentasse números realmente espetaculares.
E isso se deu em apenas 30 anos, já que o Japão, em pouquíssimo tempo, se tornou uma grande nação, especialmente no que diz respeito à tecnologia e no que diz respeito à economia.
Pois o grande exemplo que todo esse crescimento japonês e todo esse processo de reconstrução nipônica trouxeram para o mundo é que tudo é possível quando se tem como base, especialmente, a educação de base mais qualificada, o que pode servir de exemplo, entre outras coisas, para o Brasil. Portanto, observado isso, o que podemos concluir é que o Japão conseguiu dar a volta por cima de modo realista, e não de modo milagroso. (Victor Palandi)
ECONOMIZANDO
Fica a dica para a Educação fazer o diferencial no crescimento de uma nação. Mas vamos começar com o desenvolvimento da família, da rua, do bairro, da cidade, do Estado e chegaremos a um país mais desenvolvido.
10/09/2025
10/09/2025
Nesta madrugada de terça-feira (02) em uma ação conjunta realizada entre a Polícia Militar em apoio à Receita Federal de Joaçaba, abordou um veículo Saveiro no...
03/09/2025
Durante uma operação de trânsito realizada pela Polícia Militar na entrada do bairro Abrão dos Santos Maciel em Lebon Régis na tarde desta segunda-feira (01), u...
03/09/2025
No último final de semana, a Polícia Militar prendeu um homem no município de Lebon Régis após descumprimento de medida protetiva. De acordo com a PM, a ocorrên...
02/09/2025