og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

Madeireiras da região podem entrar em férias coletivas devido a taxação do governo dos Estados Unidos anunciada para agosto

Foto: IA/Divulgação.

A taxação de 50% sobre os produtos importados do Brasil, anunciada pelo presidente Donald Trump, já coloca a indústria da madeira de Curitibanos e região em alerta, pois grande parte dos produtos das indústrias madeireiras da região são exportados para os Estados Unidos. Existe a possibilidade de algumas empresas entrarem em férias coletivas.

O Sindicato da Indústria Florestal de Curitibanos (SIFC), principal representante do setor na região, fez reunião com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), para saber quais as ações que podem ser tomadas nesta situação. O presidente da FIESC, Mário César de Aguiar, esteve reunido com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, defendendo que se mantenham as negociações com diálogo construtivo, sem retaliações, com o governo norte-americano.

Na região de Curitibanos, as indústrias da madeira são responsáveis por mais de 50% da economia, gerando renda e emprego.

– Nossa vocação é a madeira, um dos setores mais prejudicados pelas tarifas. Com um impacto que representa quase cinquenta por cento da arrecadação, sabemos que, quando a indústria vai bem, o comércio e os serviços também acompanham, há um fluxo que movimenta a economia local. Com essa medida, nossas indústrias vivem um momento de incerteza, e nossas negociações com clientes americanos tornam-se mais difíceis, já que esse aumento reduz nosso poder de preço – destaca o presidente do SIFC, Geanpaulo Pasa.

Ainda com incertezas sobre as negociações com o governo Americano, existe uma especulação de que algumas empresas já sinalizam a possibilidade de férias coletivas para manter os empregos e minimizar os danos econômicos.

Na próxima quinta-feira (24) vai ser realizada uma reunião entre o SIFC e SINTICOM (sindicato dos trabalhadores), para avaliar sobre a possibilidade de férias coletivas para as indústrias que optarem por esta medida.

 

 

Samuel Ferreira


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal Prefeitura de Curitibanos - Edição 13

10/09/2025

Informativo da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos - Edição - 06

10/09/2025

Últimas Notícias