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Período do retorno de um investimento

O que é Prazo de Retorno do Investimento (PRI)

O PRI é um indicador de atratividade do negócio, pois mostra o tempo necessário para que o empreendedor recupere tudo o que investiu.

Cálculo do ROI

Antes de iniciar o cálculo do prazo de retorno do investimento, faz-se necessário que se entenda como proceder ao calcular o retorno sobre investimento. Para tanto, deve-se verificar qual a necessidade de investimento no negócio ou na ação comercial que se pretende realizar.

Assim, quando o empresário quer fazer uma análise de quanto poderá ganhar, terá essa resposta calculando o ROI (Retorno sobre investimento).

Quanto ao prazo de retorno do investimento, esse consiste no tempo que o empresário levará para ganhar, no mínimo, o valor investido. Em resumo: o PRI mostra quanto tempo irá demorar para que um investimento “se pague”.

Como calcular o prazo de retorno do investimento?

O cálculo é realizado por meio da divisão do investimento total a ser realizado pelo valor que se espera ganhar por cada período. Preferencialmente, deve-se escolher o prazo de seis meses para que se tenha uma visão geral da situação do negócio:

PRI: INVESTIMENTO TOTAL/LUCRO LÍQUIDO POR PERÍODO

Importante: Limitações do cálculo do prazo de retorno do investimento

  • Impossibilidade de se definir com exatidão o tempo ideal para um negócio dar retorno;
  • O valor estimado de lucro por período é apenas uma projeção que utiliza métricas que podem não dar resultado fidedigno;
  • Não são levados em conta os valores após o retorno do investimento inicial, impossibilitando que se conheça a capacidade de lucro posterior.
  • Com base nas limitações acima listadas, infere-se que, embora o prazo de retorno do investimento precise fazer parte da sua rotina de negócios, não pode ser o único indicadorutilizado para garantir uma gestão financeira eficiente.
  • Importante destacar que a utilização estratégica do prazo de retorno do investimento e dos demais indicadores de gestão financeira deve ser circunscrita aos investimentos menores, realizados em empresas de pequeno porte.
  • Além disso, deve-se analisar também os fatores externos à empresa porque impactam o resultado real do prazosobre retorno do investimento, tais como:
  • Situação de crises na economia;
  • Desvalorização cambial da moeda nacional frente ao dólar;
  • Reconhecimento da marca;
  • Campanhas publicitárias; e
  • Outros fatores.

 

 

 

 


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