og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Economizando

Polo Tecnológico Araucária

Um sistema de inovação formado por um conjunto articulado de agentes que conectam o conhecimento e a inovação à esfera produtiva. O tripé empresas-instituições de ensino e pesquisa-governos constitui atualmente um dos mais importantes instrumentos de desenvolvimento tecnológico e objetiva a viabilização de soluções inovadoras para os problemas vividos pela sociedade.

Polos são áreas de concentração de instituições de ensino e pesquisa, incentivos públicos e empreendimentos privados inovadores que se constituem em torno de um ou mais sistemas de inovação e podem resultar no desenvolvimento de arranjos produtivos locais ou regionais.

Agem também como Incubadoras que dão suporte às micro e pequenas empresas em processo de estruturação que desenvolvem ideias inovadoras. Há serviços compartilhados de capacitação e suporte gerencial para aspectos administrativos, comerciais, financeiros e jurídicos, entre outras questões essenciais ao desenvolvimento de uma empresa. Estes serviços contribuem para reduzir o elevado índice de mortalidade comum a empresas nascentes.

O polo tecnológico Araucária é um ecossistema criado a partir de uma rede de parcerias entre poder público, Universidade Federal de Santa Catarina, incubadoras e entidades empresariais.  Não se trata de uma iniciativa isolada, como uma estrutura de coworking, mas de um complexo dinâmico e descentralizado que envolve diferentes protagonistas dentro do universo da inovação e empreendedorismo.

Mais inovação, mais arrecadação

Do ponto de vista do poder público, há um interesse primário em incentivar o empreendedorismo inovador por diversos motivos, principalmente o incremento na arrecadação. As startups do polo tecnológico constituem uma das atividades organizadas que mais geram Imposto Sobre Serviços (ISS) ao município.

Ambiente propício ao desenvolvimento de novos negócios

Para o empreendedor, o polo tecnológico oferece diversos benefícios que estimulam o nascimento e amadurecimento de novas empresas.

Em negociações leis que propiciem Incentivos fiscais proporcionados pelo poder público para empresas de inovação. Trata-se de um “celeiro” de projetos inovadores, ambientes como este estão sempre no radar dos investidores.

Diversas iniciativas também visam envolver a comunidade na criação de uma cultura de inovação e empreendedorismo. O objetivo é promover a capacitação em ciência, tecnologia e inovação por meio de iniciativas, como eventos realizados ao longo dos anos na cidade de Curitibanos voltados a inovação e tecnologia.

Como integrar o polo tecnológico de Curitibanos

Embora a barreira geográfica não seja mais obstáculo com a transformação digital, uma das formas mais práticas de se integrar ao polo tecnológico é simplesmente abrindo uma empresa na cidade. Você pode fazer isso de diferentes maneiras, inclusive por meio de editais das incubadoras, que oferecem suporte e infraestrutura para negócios embrionários.

Venha nos visitar. Polo tecnológico Araucária. Prédio anexo a AMURC.


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal Prefeitura de Curitibanos - Edição 13

10/09/2025

Informativo da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos - Edição - 06

10/09/2025

Últimas Notícias