Na madrugada deste domingo (02) por volta das 04h e 14min, ocorreu uma colisão entre veículos e ônibus no Centro em Santa Cecília. Conforme os registros dos bom...
                        
                                                    Após aprovação em plenário, o projeto de lei segue agora para sanção do governador do Estado. Foto: Assessoria de Comunicação - Deputado Nilso.
                                                            A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Nilso Berlanda (PL) que institui o Dia Estadual de Valorização e Reconhecimento do Sesc e do Senac. A data escolhida para a celebração será 16 de maio, e passará a integrar oficialmente o Calendário Oficial de Eventos do Estado, por meio de alteração da Lei nº 18.531/2022.
A proposta reconhece publicamente a importância e o impacto social do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), duas das instituições mais relevantes do país nas áreas de educação, cultura, saúde, lazer, esporte, cidadania e formação profissional. Ao longo das últimas décadas, ambas vêm prestando serviços de excelência a milhões de trabalhadores do comércio, seus dependentes e à comunidade em geral em todas as regiões de Santa Catarina.
De acordo com o texto aprovado, o objetivo da criação da data comemorativa é fortalecer o reconhecimento institucional do Sesc e Senac, ampliar o conhecimento da população sobre os serviços oferecidos por essas entidades e estimular a realização de ações alusivas à data, em parceria com o poder público e a sociedade civil.
“O Sesc e o Senac fazem parte da vida de milhares de catarinenses. São instituições sérias, que oferecem educação de qualidade, cultura acessível, esporte, bem-estar e qualificação profissional de excelência. Este projeto é uma forma de valorizar esse trabalho, reconhecer sua importância estratégica para o estado e garantir ainda mais visibilidade às suas ações”, destacou o deputado Nilso Berlanda, autor da proposta.
A nova data comemorativa poderá ser celebrada por meio de eventos educativos, culturais e institucionais, promovidos tanto por órgãos públicos quanto por entidades privadas. A intenção é envolver escolas, sindicatos, empresas e a comunidade em geral em atividades que ressaltem o papel do Sesc e do Senac no desenvolvimento humano e econômico de Santa Catarina.
Após aprovação em plenário, o projeto de lei segue agora para sanção do governador do Estado.
Caso sancionado, o Dia Estadual de Valorização e Reconhecimento do Sesc e Senac será oficialmente instituído a partir de 2025, com previsão de inclusão nas agendas oficiais e institucionais em todo o território catarinense.
*Assessoria de Comunicação - Deputado Nilso.
27/10/2025
27/10/2025
Na tarde de sexta-feira (17), a Polícia Militar de Santa Cecília atendeu a uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva de urgência, após o acionamento...
22/10/2025
Na tarde desta segunda-feira (20) por volta das 13h16, a Polícia Militar de São Cristóvão do Sul cumpriu um mandado de prisão durante uma ronda de rotina realiz...
22/10/2025
Na noite deste sábado (19) por volta das 23h e 45min, os bombeiros atenderam a uma queda de um motoqueiro de 24 anos ficou ferido na Rua Papa João XXIII no Cent...
19/10/2025