og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Dirigindo no Via

Sistema de arrefecimento em dia preserva seu motor

Superaquecimento pode significar a perca do mesmo. Foto: Divulgação.

O sistema de arrefecimento é responsável pela refrigeração do motor, pois a combustão e o atrito gerados pelo funcionamento gera consequente. Composto por bomba d’água, radiador, válvula termostática, selos e juntas de vedação sensores de temperatura, ventilador, dutos e o fluído refrigerante que circula por esse sistema.

Hoje o destaque é o radiador, uma peça grande que vai posicionada na frente do veículo, a frente do motor (dianteiro, pois existem também veículos com motor localizado na parte traseira, mas não é o caso hoje) para captar o ar externo. O radiador funciona basicamente como um trocador de calor, ou seja, refrigera o fluído de arrefecimento (também conhecido como água do radiador) que após percorrer as galerias do interior do motor, impulsionado pela bomba d’água chega através de dutos e mangueiras ao radiador que utiliza o ar atmosférico para de certa forma esfriar esse fluído e devolver ao interior do motor. 

Apesar de ser quase todo em alumínio, o radiador sofre corrosão por conta na constante alteração de temperatura, o fluído quente com o ar atmosférico em dias frios, por outro lado em situações de clima quente o sistema de arrefecimento todo é mais exigido, para manter a temperatura adequada.

O maior vilão do radiador é a corrosão causada pelo uso de liquido de arrefecimento inadequado. Usar agua da torneira é um péssimo habito, ainda comum. Os minerais contidos na água potável, principalmente o cloro é um veneno o sistema e principalmente o radiador, que corrói, assim como também a bomba d’água e os demais componentes.

O ideal é usar fluido para arrefecimento ou aditivo, como também é conhecido e água desmineralizada, própria para isso. Porém a quantidade de aditivo de água desmineralizada é especificada pela montadora de acordo com cada modelo e motorização de cada veículo.

Estas informações são encontradas no manual do mesmo, ou se preferir, consultar a oficina de sua confiança. Jamais usar água da torneira. O que parece inofensivo a longo prazo vai causar corrosão e quando menos se espera a água começa a sumir do reservatório e baixa o nível. Se não for sanado pode chegar ao ponto de vazar tudo, O motor que trabalha sem água ou quantidade insuficiente pode “ferver” e quase sempre isso é uma sentença de morte ao mesmo.

Manutenção
Verificar o nível do reservatório periodicamente de 15 em 15 dias, observar a coloração e o aspecto do líquido. Se tiver uma cor de terra ou até com o aspecto barrento é sinal de corrosão. Levar na oficina para que seja reparado se necessário trocar os componentes e principalmente fazer a limpeza completa do sistema e a substituição do líquido ou fluído de arrefecimento. Em situação normal, substituir todo o liquido a cada 60.000 km. Isso irá preservar o radiador e todo o sistema e, consequentemente o motor terá maior durabilidade. 


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal Prefeitura de Curitibanos - Edição 13

10/09/2025

Informativo da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos - Edição - 06

10/09/2025

Últimas Notícias