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Dia 15 é o Dia do Cliente. Mais que lembrar da data ou oferecer benefícios para esta data, valorizar o cliente é uma tarefa diária. Hoje o que mais se valoriza é a experiência e o relacionamento empresa x cliente. Que estratégias podemos desenvolver para valorizá-lo todos os dias?
As empresas precisam de alguns recursos para funcionar: São recursos materiais, financeiros e humanos. Outro recurso fundamental é o cliente. Dependendo do produto que se tenha, o cliente pode até aparecer facilmente, mas devemos estar atentos para mantê-lo fiel a nossa empresa.
O cliente é peça-chave, pois é ele que vai determinar o tamanho do nosso negócio. De nada adianta ampliar uma empresa, adquirir mais estoque ou mais equipamentos, se eu não tenho clientes para consumir estes produtos e proporcionar o retorno desejado.
Nesta coluna, vamos abordar a importância de termos estratégias para manter nossos clientes fiéis a nossa empresa. Alguns pontos a observar:
Qualidade no atendimento: Qualquer esforço em atrair o cliente poderá ser perdido caso ele não seja bem atendido. Precisamos ter foco no bom atendimento, com funcionários preparados, motivados e interessados em oferecer sempre o melhor, sem alinhado com as práticas e diretrizes da empresa.
Oferecer o que o cliente precisa: Ouça o cliente, o mercado, faça pesquisas. A empresa deve estar alinhada à vontade dos seus clientes. Muitas vezes as empresas fazer grandes mudanças, tanto em estrutura quanto em formas de atendimento, sem consultar seus clientes, e às vezes a adesão a estas mudanças não é muito boa, podendo até ser um fator de descontentamento, e fuga de clientes.
Ambiente e produtos agradáveis: Sua empresa ou seu produto precisam agradar o cliente. No caso do ambiente, ter um local aconchegante, confortável, com estrutura necessária, deixará seu consumidor bem satisfeito. Já visitei lojas onde existem espaços com sofá, tv, wifi, cafezinho, água...e até cadeira de massagem, para os clientes que aguardam atendimento. Já os produtos, se bem planejados e pensados para satisfazer as necessidades dos clientes, com certeza trazem fidelidade.
Datas comemorativas: Planeje com antecedência ações em datas especiais, para todos os clientes e também personalizadas individualmente, no caso do aniversário do cliente, por exemplo.
Fidelização: Sabemos que é importante atrair novos clientes. Mas precisamos de estratégias para fidelizá-los. Cartões desconto, promoções especiais, descontos progressivos entre outros, são formas de manter os clientes fiéis ao seu negócio.
Treine sua equipe: Com tantas estratégias, não podemos deixar de fora nossa equipe. Um bom treinamento e atualização são importantes para termos uma equipe preparada e focada em oferecer o melhor ao cliente.
Com todas estas ferramentas, um bom marketing também é importante. Em suas campanhas publicitárias não esqueça de dizer o quanto seu cliente é importante. Afinal podemos ter vários tipos de negócio, mas nenhum sobrevive sem clientes.
Boa sorte, e que você faça ótimos negócios esta semana!
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