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Com frio intenso desta época, os motores dos veículos também sofrem alteração no funcionamento ficando vulneráveis às baixas temperaturas ocorridas em nossa região, principalmente os que passam a noite ao relento, sem garagem.
Além da pintura que sofre desgaste, borrachas de vedação que ressecam, plásticos que desbotam, podem sofrer fissuras e ser inutilizados, pois o motor também fica frágil nestas condições.
Água do sistema de arrefecimento que abastece o radiador, reservatório, etc, congela. Isso pode estourar mangueiras, radiador, o motor funcionar seco até que a mesma descongele e superaquecer, mesmo no inverno. A água congelada não chegará às galerias do bloco do motor, este que internamente trabalha com fogo, explosão e em segundos se não chegar ao destino o motor superaquece podendo sofrer sérios danos e até precisar de retifica.
Por isso é recomendado o uso do aditivo para fluído de arrefecimento, pois é anticorrosivo, anti fervura e anticongelante. Esse fluído é a base de etileno glicol (OH-CH2-CH2-OH)
Água Desmineralizada no lugar da água portável é indicada própria para isso também, pois não contém as substâncias da agua da torneira como cloro, por exemplo que a longo prazo pode contribuir para oxidação dos componentes do sistema de arrefecimento.
“Adicionado à água, ele atrai fortemente suas moléculas. Isso acontece porque o etileno-glicol (EG) carrega dois grupos OH. Em cada um deles, há uma carga negativa no O e uma positiva no H. Essas mesmas cargas aparecem na molécula de H2O. Resultado: surgem atrações elétricas entre esses dois tipos de molécula que dificultam a organização dos cristais de gelo. Sabe o que acontece? A água só congela a -37º C” Fonte: UOL Química
Este produto na maioria das vezes é misturado na água, a proporção da mistura é de acordo com o que recomenda o manual do proprietário, mas geralmente é 25% da capacidade de todo o sistema, por exemplo, carros que não dispõe de ar quente usam uma quantidade ligeiramente menor que os que tem.
Carros que não usam aditivo, somente água, recomendo levar na oficina de confiança para colocar o produto, pois o sistema precisará de limpeza, este acumula terra e impurezas pela falta do aditivo. Procedimento requer técnica, pois também é necessário eliminar o ar do sistema (sangrar), este impede a passagem da água nas partes internas do motor, aí sim provocando superaquecimento, (motor ferver).
Consulte seu mecânico e o manual do proprietário, é melhor prevenir que remediar.
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