og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

Aprovado sistema para eleição de diretores nas escolas municipais

Foto: Divulgação.

Assim como já ocorre nas escolas estaduais, os diretores das escolas da rede municipal também deverão ser eleitos. Foi aprovado pelos vereadores na sessão de segunda-feira (27), o sistema que será implantado para eleição dos diretores. A eleição está prevista nos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação, onde os municípios possuem até 10 anos para se adequarem.

O projeto foi enviado ao Legislativo pelo Executivo e elaborado em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação. A principal discussão do projeto entre os vereadores, foi em relação a formação de uma lista tríplice, onde os três candidatos mais votados apresentariam seu plano ao prefeito que escolheria o que mais se adequa ao município. Além disso, foi apresentado proposta para que todos os pais e alunos também pudessem votar, o que foi rejeitado.

– Nosso foco é a educação, o aluno, a aprendizagem. Nós entendemos a gestão democrática diferente, esta eleição o que vai ser votado é o plano, o programa que o candidato vai estar apresentando para a comunidade escolar é para melhoria da escola, de ensino, de aprendizagem. É questão pedagógica mesmo. Foi apresentado o projeto dessa forma, vamos estar avaliando ele, não significa que vai ser para sempre o mesmo projeto. Mas o projeto é muito bom, por isso foi aprovado – Explica a secretária.

Como vai ser a eleição

Segundo o projeto aprovado pelos os vereadores, a eleição para os diretores na Rede Municipal de Ensino será nos seguintes passos:

- O candidato a diretor vai passar por três etapas, apresentando seu plano de gestão que será avaliado por uma equipe técnica;

- Os representantes da comunidade escolar que é a Associação de Pais e Professores (APP) e os conselhos escolares, estarão votando no projeto de gestão do candidato;

- Formação da lista tríplice, que será apresentada ao prefeito e caberá ao mesmo optar pelo plano de gestão que mais se adequa ao plano de governo.

A formação da equipe técnica que estará avaliando os planos de gestão dos candidatos, estará prevista no edital que vai fornecer as informações de quais pessoas poderão participar desta comissão. A eleição dos diretores inicia em 2022, o gestor eleito terá ocupará o cargo por quatro anos.

Samuel Ferreira


Veja também

Crimes Virtuais: o perigo é real

No mundo digital, nem tudo é o que parece. Entre as facilidades e praticidades que a internet oferece, também se escondem perigos reais. Os crimes virtuais, tam...

13/06/2024

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal - Edição 54

13/06/2024

Informativo Municipal - Edição 53

06/06/2024

Últimas Notícias