og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Dirigindo no Via

Ar condicionado pode contribuir para economia de combustível

Se espantou com o título? É intrigante tal afirmação principalmente na atual situação que estamos passando, com o preço da gasolina nas alturas e reajustes frequentes. Sendo assim, toda ação ou medida que possa resultar em menor consumo faz a diferença.

Semana passada já escrevi sobre o assunto, repassando dicas, já abordadas em épocas anteriores, porém agora mais eficazes como nunca.

Sobre o ar condicionado, sabemos que o sistema atua a partir de um compressor, que é acionado por uma correia que transmite a força do motor para que este seja acionado. Isso exige mais força do motor, o que logicamente consumirá mais combustível. Além disso, também rouba potência do motor, isso é sentido principalmente nos motores menores.

Na cidade o consumo é maior, pois o anda e para, semáforos, lombadas, cruzamentos, isso é fato, qualquer motor consome mais nestas circunstâncias, mesmo sem ar condicionado, com ele, mais ainda. Sempre não esquecendo que ao usar o ar, os vidros devem estar fechados. 

Se puder dar umas férias para o ar nesse momento de preços altos, terá significativa economia, já que o equipamento ligado consome em média 10% a mais, dependendo do motor.  Com a pandemia do Covid-19 é recomendado que circular quando possível com os vidros abertos, para que ocorra a renovação de ar de forma mais rápida e intensa, contribuindo para prevenir transmissão do vírus. Vidro aberto, economia e prevenção.

Já em viagem a coisa muda um pouco. Em tese, se na cidade consome menos com vidros abertos e ar desligado, em viagem seria em maior proporção. O que acontece é que em viagem a velocidade é maior e constante. Com os vidros abertos é gerada uma turbulência de ar que, ao entrar pelas janelas, produzirá uma resistência maior, tornando o deslocamento do veículo mais pesado, exigindo maior força e potência do motor. Com os vidros fechados, esta resistência não existe, mesmo com o ar ligado exige potência menor do motor do que se estivesse com janelas ao vento.

Ar desligado na cidade e ligado em viagem (se necessário), economiza duas vezes.


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Giro Policial - Edição 02/12

02/12/2024

Início de semana com tempo instável na região

04/11/2024

Últimas Notícias