og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

Cadeia produtiva de leite discute alternativas para setor voltar a ser competitivo

A discussão girou em torno das dificuldades fiscal e tributária que gera desigualdade em relação aos produtores de leite de outros estados. Foto: Divulgação.

Em reunião realizada nesta terça-feira (26/07), na Presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado estadual Nilso Berlanda (PL), membro da Bancada do Oeste, juntamente com outros quatro deputados, recebeu os representantes do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados de Santa Catarina – Sindileite. A discussão girou em torno das dificuldades fiscal e tributária que gera desigualdade em relação aos produtores de leite de outros estados. Mesmo com todas as dificuldades, Santa Catarina é o 4º maior produtor de leite do Brasil, mais de 30 mil famílias vivem dessa atividade e conseguem entregar um produto de qualidade.

“É preciso incentivar o setor para que eles sejam competitivos perante os outros estados. Essa cadeia produtiva tem sofrido muito nos últimos anos, amargando prejuízos e mais prejuízos. Fui informado aqui pelo Sindileite que já chega a 5% ao ano o número de famílias que desistem da produção de leite em SC. É triste ver as famílias tendo que desistir do seu “ganha pão” por falta de preço para competir no mercado”, lamenta o deputado Berlanda, que tem atuado pela redução de impostos e adequação de valores do ICMS.


Durante a reunião foi sugerida a criação de um Grupo de Trabalho para apresentar uma proposta à Secretaria do Estado da Fazenda e assim buscar a redução de impostos, o oferecimento de incentivos, para que a cadeia produtiva catarinense do leite possa ser mais competitiva frente aos demais estados que vendem leite em Santa Catarina. “Vamos agilizar este Grupo de Trabalho e nos unir, sem bandeiras partidárias, buscando o fortalecimento do setor e a competitividade desejada. Trabalhar por menos impostos e mais renda para os catarinenses”, finaliza o deputado Berlanda.

Grazielle Delfino


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Giro Policial - Edição 02/12

02/12/2024

Início de semana com tempo instável na região

04/11/2024

Últimas Notícias