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Com a incidência de alagamentos devido as condições climáticas que passaram ultimamente, comuns nesta época, devido ao fenômeno El ninho.
O calço hidráulico é uma situação que ocorre nos motores a explosão (movidos a gasolina, etanol, Diesel, Flex e GNV), que resulta da entrada de água na câmera de combustão, que impede o pistão de comprimir a mistura ar/combustível no interior da mesma. Isso acontece quando o motor aspira água.
É literalmente um calço, só que não ocasionado por um corpo sólido. A água, que não pode ser comprimida ao estar nesse local, passa a ter tamanha resistência resistência, como o aço.
Numa situação dessa, o dano ao motor é bastante grande. As bielas, que são de aço resistente entortam, empenam, ocasionando o travamento do motor. Se acontecer isso, o motor terá de ser aberto, as bielas, que vai uma para cada cilindro, tem de ser substituídas e o motor retificado. Os danos podem ainda maiores dependendo de alguns fatores como quantidade de agua na câmera, o giro do motor no momento do ocorrido, tipo e tamanho do motor, etc.
Como evitar o calco hidráulico?
É simples, de certa forma. Esta situação geralmente ocorre ao passar com o carro em vias alagadas. A agua entra pelo escapamento, chegando até o interior do motor. Quando isso acontece ocorre o dano. O sintoma é a perca de força, depois o motor para, desliga. Há casos em que o motor desliga ao molhar as velas, antes de chegar à câmera de combustão. Nesse caso há grande chance de “salvar” o motor. Porém um detalhe, não dar a partida, não tentar ligar o motor após. O problema é que, por instinto, é automático, o carro morre, o motorista dar a partida, ninguém quer descer, sair e deixar o carro no meio do alagado. Ao dar partida nesse caso a água é sugada para a câmara, ocorrendo o calco hidráulico. Mas isso é muito relativo. Cada carro cada motor é desenvolvido de forma distinta, então não tem como afirmar o que vai acontecer exatamente, se o dano vai ser grande ou não. O custo do reparo de um motor nessa condição pode partir de 4.000 reais, dependendo do carro, e do motor.
O melhor é usar o bom senso. Para passar num alagamento, observar a altura da agua. Passar em marcha única, em rotação ou aceleração constante. Porém, se a água chegar próximo do centro da roda, não passar no alagado. Dependendo do carro, ao atingir essa marca, a saída do escapamento já está mergulhada, é ai que mora o perigo. Pelo sim e pelo não, o melhor é dar meia volta, procurar um caminho alternativo, se não tiver, empurrar o carro para tirar do local ou esperar a água baixar.
Use o cinto de segurança
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