og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Economizando

Cálculo do preço de venda

 

Desde que iniciamos nosso negócio como empreendedor, ou mesmo como colaborador de uma empresa, o calculo do preço de venda nos leva a muitas meditações.

Todos os empresários tem firmeza a dizer “Sim, coloco o percentual que cobre todos os meus custos”. Perfeita resposta, mas precisamos juntos pensar se ele sabe qual o custo do produto dele, os custos da empresa dele, os custos fixos e variáveis estão na ponta do lápis, pois respondeu com propriedade que cobre seus custos.

Quando falamos de custos fixos por exemplo, precisamos pensar no contador, no combustível, energia elétrica, água, colaboradores, seus salários e encargos bem como as férias e o décimo terceiro e seus respectivos encargos sociais. Valores esses que mudam todo mês conforme nossa utilização. Chamamos de custos fixos pois temos todos os meses que pagar, mas valores diferenciados conforme consumo. E além disso a proporcionalidade dos impostos anuais como alvará, IPTU, licenciamentos de veículos, seguros e entre outros.

Trago em separado mas está incluído também acima os custos da retirada de pro labore do proprietário da empresa, que precisa tratar com muito profissionalismo essa parte e registrar toda a retirada que faz, para o combustível de seu carro, para a farmácia, pagar colégio dos filhos, consorcio, supermercado, férias e viagens com família entre outros custos que todos devem ser absorvidos pela empresa e registrados como retirada de pro labore e com frequência analisar os toais mensais e incluir nos valores acima e as vendas que “lutem” em pagar todo esse valor.

Outro ponto importante é conhecermos nossa carga tributária, onde se optante do simples temos aumentos pela tabela do simples que trata dos últimos 12 meses e não ultimo ano civil, portanto te ajustes nos impostos com frequência durante o ano. Estamos ao par disso e temos domínio sobre esses valores. Qual ultima vez que ligamos ou falamos com nosso contador. Já, se a empresa é optante de créditos tributários temos que ter o grande conhecimento inclusive de quem podemos ou não comprar para termos créditos e outra grande aula com o contador fará sempre muito bem a quem faz o custo.

Todos esses e outros itens são necessários para conhecermos nossa empresa e sabermos os custos dela. Mas ainda falta o custo do produto dentro da minha empresa.

Para o produto chegar na empresa temos que considerar o valor pago ao fornecedor, os valores de fretes para trazer em minha empresa, custos com carga e descarga e seguros no transporte, custos com produtos danificados ou embalagens. Após apurado os custos chegamos aos créditos tributários pertinentes ao produto específico e ai sim sabemos quanto custa ele dentro de minha empresa.

Tendo todos os valores acima na ponta do lápis é simples calcular um preço de venda, mas se não ficarmos atentos que todo mês eles sofrem ajustes entraremos na mesma roda de sempre.

Fique ligado a seus custos, tenha todos eles identificados, cuide de suas retiradas, diminua sempre seus custos financeiros e juros a pagar. Tenha sucesso nos negócios e não fique sem pedir ajuda sempre que precisar, é saúde a seu negócio.


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Giro Policial - Edição 19/03

19/03/2025

Outono inicia com frio pela manhã | Previsão do tempo

19/03/2025

Últimas Notícias