og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Dirigindo no Via

Carros com documentação atrasada poderão ser baixados automaticamente

Atenção colecionadores, antigomobilistas ou quem simplesmente guarda um carro antigo há muito tempo e este está com a documentação atrasada, ou seja, licenciamento e débitos para regularizar. Terminou no 28 o prazo para regularizar a documentação, débitos e licenciamentos atrasados de veículos com mais de 25 anos de fabricação e estão sem licenciar há mais de 10 anos.

É que passará a vigorar a resolução do Contran que irá enquadrar esses veículos como “frota desativada” e estes poderão ter baixa automática e não poderão mais ser regularizados. É como tivesse tido PT (perda total) ou fossem baixados para desmanche e vendidos como sucata. Esta resolução foi publicada em março de 2017, e em 28 desse mês vigorará.Muitos veículos nesta situação ainda estão com placas amarelas, substituídas nos início da década de 90, há casos que a regularização se torna inviável, pelo alto custo dos débitos ou por falecimento do antigo proprietário, por exemplo, o que impede a transferência de propriedade do mesmo.

Curiosidade: A frota nacional de veículos é de 93,8 milhões de carros, motos, caminhões, ônibus e tratores, entre outros, de acordo com o último levantamento do Denatran, em dezembro de 2016. Fonte:G1. 

Como irá acontecer a baixa automática? O respectivo Detran fica responsável por notificar os proprietários com 60 dias de expirar o prazo de 5 anos que o mesmo ficou nesta lista, de frota desativada. O aviso será por correio ou aplicativo do SNE (Sistema de Notificações Eletrônicas)

Depois disso o dono terá ainda mais 60 dias caso mude de ideia e queira regularizar o veículo, desde que quite os débitos e pendencias de documentação. Após isso a última chance, outra notificação, esta por meio de publicação legal ou em jornal de grande circulação. Após 30 dias se proprietário não der retorno, não manifestar interesse, aí sim o veículo será baixado em definitivo do RENAVAN (Registro Nacional de Veículos Automotores), deixando de existir legalmente.  

Quem for abordado com um veículo nesta situação, da frota desativada, terá o mesmo apreendido, estará cometendo uma infração gravíssima, 7 pontos na CNH e R$ 293.47. 

Porém, veículos que por ventura estão com alguma pendencia administrativa ou judicial não serão baixados automaticamente até que seja resolvida tal situação.

Como entusiasta de carros antigos, reforço o alerta a quem tem carros guardados, que comprou há tempos e está aguardando a oportunidade para restaurar ou dar início aquele projeto ousado.  Dependendo quantos anos ou décadas esse carro está guardado acumulou de   débitos, sabemos que não é barato pagar tudo de uma só vez.


                                                                                                  "Cuide da manutenção do seu veiculo"     


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal Prefeitura de Curitibanos - Edição 01

24/04/2025

Da Redação - 11/04/2025

11/04/2025

Últimas Notícias