Na manhã desta terça-feira (14) ocorreu uma saída de pista seguida de capotamento em ponte com queda no rio Correntes de um veículo Kombi na localidade Goulart...
Os elétricos estão chegando, nas ruas já nos deparamos com eles, a eletrificação automotiva em nosso país já é realidade, até então não tinha publicado algo sobre o tema. É uma tendência mundial, uma alternativa de energia limpa, renovável, porém até então disponível a uma parcela de consumidores, no caso, os mais abastados, já que os preço de um carro elétrico não é nada modesto.
Mas o Brasil já estaria estruturado para comportar a frota de veículos elétricos?
Ainda há um grande caminho a ser percorrido, a começar pelas unidades de recarga, que precisa acompanhar o crescimento das demanda dos mesmos.
“De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, em 2023, foram vendidas 19.310 unidades de carros elétricos. Um aumento de 128% em relação a 2022, quando foram emplacados 8.458 veículos”. Fonte: Garagem 360
Os números de 2023 representam 0,9% da frota e a perspectiva da Anfavea é que em 2024 as vendas superem as 24 mil unidades, chegando a uma participação de 1,04% entre todos os veículos vendidos no país.”
O crescimento da demanda está sendo impulsionado pelas marcas chinesas, no caso da BYD, com o modelo Dolphin EV, que teme somente no ano passado 6.812 unidades vendidas. É um número significativo, pois na ocasião a marca fora lançada há poucos meses.
Atualmente, cerca de 78.100 veículos elétricos circulam em nosso país, dos quais 40.600 são veículos leves ou de passeio (Números da ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos) de maio deste ano.
Se continuar no mesmo ritmo, a projeção para 2025 a frota de elétricos deve passar dos 100 mil já em janeiro, levando em conta a projeção da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), podendo atingir o percentual de 3.3% da frota de veículos em circulação.
“Uma pesquisa conduzida pela Bright Consulting revelou que existem 4.230 unidades de carregadores públicos disponíveis no Brasil. A maioria, 1.121 pontos, está instalada no estado de São Paulo.
Dividindo o número de carros pela quantidade de postos de recarga, há 1 carregador público para 18,4 veículos eletrificados. Se levarmos em conta apenas os automóveis, da pouco mais 9,5 carros por carregador”. Fonte: Garagem 360
Até então podemos dizer que é suficiente, mas com o ritmo de crescimento crescente da demanda, o pais pode sofrer com a escassez de pontos de recarga.
Vamos aguardar os números se confirmarem, e as medidas quais serão as medidas a serem tomadas para a adequação da quantidade e o cumprimento da demanda.
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