No ViaCast da última quarta-feira (23), Jucelma Gatner, presidente da Aliança Educacional humanitária pelo bem-estar e Direito dos Animais (AEDA), falou sobre o...
Anunciado em redes sociais essa semana o resgate da ação coletiva envolvendo instituições, Universidades, empresas, associações, órgãos públicos e a comunidade regional para a implantação em Curitibanos do “Centro Tecnológico” que também irá atender a região.
Será uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos com a finalidade o planejamento estratégico regional, a interação, a cooperação e a sinergia entre as Universidades, empresas, organizações governamentais e não governamentais, agências de fomento e outros de interesse para estimular a inovação, o desenvolvimento tecnológico econômico, sustentável e melhor qualidade de vida para a sociedade em geral.
Será constituído um Instituto para operacionalizar essas ações. Idealiza-se trabalhar com a Tríplice Hélice (Governo/Instituições de Ensino/Empresas). A comunidade estará presente como forma de inclusão digital, cursos e palestras para motivar jovens e públicos de diferentes idades a se conectarem ao Ecossistema de Inovação. Buscaremos o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de interesse público) junto ao Ministério da justiça.
A OSCIP está prevista no ordenamento jurídico brasileiro como forma de facilitar parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos (federal, estadual e municipal) e permite que doações realizadas por empresas possam ser descontadas no imposto de renda.
O Centro Tecnológico atuará na Gestão de empreendimentos inovadores como as Incubadoras que também terão espaço. Local para elaboração de projetos inovadores voltados para a prática da inovação e aumento da competitividade. A busca de recursos com o apoio de profissionais da área. Formulação de Políticas públicas e privadas, planos e projetos de C&T (Ciência e Tecnologia) para ambientes de inovação.
Também caberá ao Centro Tecnológico estudos e pesquisas básicas ou aplicadas de caráter histórico, científico, tecnológico ou estatístico, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos; Promoção de eventos técnicos, científicos e culturais; Desenvolvimento e implantação de soluções tecnológicas inovadoras.
Algumas cidades vizinhas já se organizaram ou estão se organizando para essa realidade que é focar na inovação tecnológica, abrindo espação para as brilhantes ideias da comunidade. Um espaço para se pensar inovação. Curitibanos está carente desse espaço que já foi motivado por salas tecnológicas, programa Tech Inovação, Universidades provando acadêmicos para estudos na área e precisamos convergir em ações em prol de nosso enriquecimento tecnológico regional.
O parque industrial já está tomado de empresas se instalando e essa oportunidade será impara para contribuir e aproveitar toda essa riqueza industrial regional.
Curitibanos merece e precisa de um espaço dessa envergadura e todos empenhados, unidos e empenhados. Vamos sim aprender com a experiência dos municípios vizinhos, mas focamos em criar nossa própria identidade. A identidade de uma região rica, com uma economia saudável, diversificada e empenhada no desenvolvimento.
ECONOMIZANDO, render elogios a equipe organizadora diversificada, empenhada e com representantes de inúmeros locais unidos em prol da região. Em breve novos passos.
24/04/2025
11/04/2025
Na tarde desta segunda-feira (21) por volta das 13h e 55min, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência no bairro Santo Antônio em Curitibanos...
23/04/2025
Na noite desta quarta-feira (09), a PM prendeu em flagrante um homem idoso de 72 por dirigir sob efeito de álcool após se envolver em um acidente de trânsito na...
10/04/2025
Nesta segunda-feira (06), a PM prendeu um homem de 32 anos por agredir e ameaçar sua esposa no bairro Santo Antônio no município de Curitibanos. De acordo com...
09/04/2025