og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Dirigindo no Via

CNH sem auto escola já é realidade

 

Nesta semana foi emitida a primeira Carteira Nacional de Habilitação no novo sistema, sem obrigatoriedade de frequentar longos períodos e desembolsar um alto valor para obter o documento. Pelo aplicativo “CNH do Brasil” uma condutora da Paraíba, que pilotava sua motocicleta sem CNH devido ao alto custo e a morosidade do processo, já pode rodar dentro da lei.

Como funciona o novo modelo?

O novo modelo permite que todo o processo seja iniciado pelo aplicativo, integrado ao gov.br, com cursos teóricos digitais gratuitos, provas agendadas online e acompanhamento de cada etapa. As exigências obrigatórias, como exames médicos e provas práticas, continuam, mas a obrigatoriedade de frequentar autoescolas desapareceu, permitindo que instrutores credenciados ou cursos privados substituam parte do processo tradicional.

Segundo o governo, a mudança pode reduzir o custo total da habilitação em até 80%. O processo já está ativo e estados como a Paraíba começaram a registrar candidatos nesta primeira semana de funcionamento. Até agora, mais de 14 mil pessoas já abriram pedido de habilitação pelo app.

Fonte: motor.1/uol

O processo é simples, rápido e principalmente acessível a todos. O custo em média era de três mil reais para se ter o documento que é essencial e necessário, o que impossibilitava milhares de brasileiros a dirigir dentro da lei, abrindo margem para condutores não habilitados.

Esta novidade veio a calhar, pois o valor de R$ 3.000 por exemplo, muitos optavam por comprar uma moto usada e assim sendo, não sobrava para praticar a carteira. “Aprendiam” a conduzir na prática mesmo, sem instrução alguma por profissional.

Acredito que a novidade vai reduzir muito o número de condutores sem habilitação, quem sabe até num futuro próximo, que todos estejam habilitados. De início irá contribuir para redução de infrações, de acidentes, o que tornará o trânsito mais seguro.

                                                                                Respeite os limites de velocidade


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal Prefeitura de Curitibanos - Edição 21

14/01/2026

Informativo Municipal Prefeitura de Curitibanos - Edição 20

08/01/2026

Últimas Notícias