A edição 2025 do Zera Dívida da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) inicia na próxima segunda-feira, 1º de dezembro, com descontos maiores do qu...
O aumento de 0,50 ponto porcentual da taxa básica de juros nesta quarta-feira (7) já era esperado pela maior parte do mercado financeiro; a decisão do colegiado foi unânime. (Por Jovem Pan).
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a taxa Selic em 0,50 ponto porcentual nesta quarta-feira (7), de 14,25% para 14,75% ao ano, conforme o esperado pela maior parte do mercado financeiro. Com a decisão, o BC cumpre seu forward guidance ampliado sinalizado em março de que o juro seria elevado em menor patamar do que o ritmo de 1 pp escolhido pelo colegiado nas reuniões anteriores. A decisão foi unânime.
A curva de juros precificava com 80% de chance uma elevação de 0,5 ponto porcentual na Selic no fim da tarde desta quarta-feira. Havia 20% de chance de uma alta menor, de 0,25 ponto, embutida nos preços. Com a decisão desta quarta, o Copom colocou os juros no maior nível nominal desde julho de 2006, no primeiro governo Lula, quando o Copom cortou a taxa de 15,25% para 14,75% aa.
Nessa época, os juros estavam em queda depois de terem atingido 19,75% em maio de 2005, um dos maiores patamares do século 21. Desde setembro, o BC já aumentou a Selic em 4,25 pontos, o segundo maior ciclo de alta dos últimos 20 anos, perdendo apenas para a alta de 11,75 pontos entre março de 2021 e agosto de 2022, que ocorreu após o fim da pandemia.
*Com informações do Estadão Conteúdo Publicado por Carolina Ferreira
Essa foi a notícia que nos assustou novamente. Digo novamente pois cada reunião do COPOM, estamos tendo presentes de aumento de juros para principalmente tentar reter o consumo excessivo e segurar a economia para que não tenhamos a frente a inflação que tanto nos assusta.
Mas, realmente estamos em frente de um cenário que nos coloca em estado de atenção e nos segura o investimento e iniciamos a pensar em aplicações financeiras e rendimentos de dinheiro parado para segurar o consumo, mas vem de encontro a segurar também o investimento.
De um lado segura, do outro também. Estamos sendo salvos por um ou outro investimento em inovação que os juros ainda continuam reduzidos, mas já tiveram aumento, comparados com o ano anterior.
Portanto “fumaça preta” para o investimento e “fumaça branca” para segurar recursos nos parece o momento atual. Mas, reitero que investimentos em inovação continuam atrativos e na melhoria da sua empresa.
Investir em inovação é fundamental para impulsionar o desenvolvimento de empresas e economias. A inovação, seja em produtos, serviços, processos ou modelos de negócio, permite que as empresas se mantenham competitivas, reduzam custos, aumentem a produtividade e se adaptem às mudanças do mercado.
Benefícios dos investimentos em inovação: Aumento da competitividade, Redução de custos, Aumento da produtividade, Adaptação às mudanças do mercado, Crescimento e desenvolvimento, entre outros.
A inovação pode gerar novos produtos, serviços e modelos de negócio, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento das empresas e da economia como um todo.
21/11/2025
14/11/2025
Na última semana, a Polícia Militar de Curitibanos cumpriu um mandado de prisão contra um homem procurado pela Justiça pelo crime de furto. Durante patrulhament...
09/11/2025
Na tarde de sexta-feira (17), a Polícia Militar de Santa Cecília atendeu a uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva de urgência, após o acionamento...
22/10/2025
Na tarde desta segunda-feira (20) por volta das 13h16, a Polícia Militar de São Cristóvão do Sul cumpriu um mandado de prisão durante uma ronda de rotina realiz...
22/10/2025