Na noite de quarta-feira (04), foi realizado no município de Timbó Grande a formatura do PROERD, reunindo 128 alunos do 5º ano do Centro Municipal de Educação B...
Mais que comemorar o aniversário da cidade, importante conhecermos a sua história e o legado dos que por aqui criaram raízes.
CURITIBANOS DE VITÓRIAS
O Município de Curitibanos teve seu chão, em tempos idos, povoado pelos índios Botocudos. Esse puro sertão tornou-se convidativo para o homem branco desbravador. Tropeiros cansados encontram nestas terras um ponto estratégico para recobrar suas forças. Neste pouso e repouso de Tropeiros lá se vão os anos de 1700. O Capitão Antônio Pereira, membro da comitiva fundadora de Lages, de olhar aguçado, logo percebe que esses “Campos dos Curitibanos” não são de se jogar fora, e destemidamente cria a “Fazenda dos Curitibanos”, de pouca duração, pois os Índios Botocudos não ficaram quietos e atacaram incansavelmente a dita fazenda até ser desativada.
Chegaram os anos de 1800, e com a insistência de pioneiros corajosos estabelece-se um pequenino povoado. Em 1851 já se chamava: “Distrito dos Curitibanos e Campos Novos Reunidos”. Uma Lei Provincial em 1864 dá o título de “Freguesia de Nossa Senhora da Conceição”. Progresso é progresso, então, alcança-se a data de 11 de junho de 1869, que marcaria para sempre esse chão, nasce o Munícipio de Curitibanos.
Tropeirismo, Revolução Farroupilha, Revolução Federalista e Guerra do Contestado, desafiaram a coragem, a lucidez, os sonhos, os projetos da gente desse chão. Essa gente foi vencendo desafio por desafio. Atualmente, com incontida emoção, celebra-se 152 anos de vitórias. Vitórias “sem dúvidas”, uma vez que vitórias não representam conquistas sobre as guerras, sobre as batalhas. Em Curitibanos se vê a vitória do trabalho, do progresso, do cidadão que mesmo antes dos primeiros raios de sol por entre as araucárias, já está de pé. E assim segue-se a vida, nesta cidade em franco desenvolvimento.
Texto: Luiz Antônio Cidral da Costa / Secretaria de Educação e Cultura
Conhecendo a história podemos ver que nossa terra se desenvolveu muito. Hoje nossa cidade cresceu, se desenvolveu. Tornamo-nos praticamente um polo educacional em grande desenvolvimento. Muitas empresas se instalaram e trouxeram desenvolvimento, além do crescimento e investimento das que já aqui se encontravam.
Alguns ramos de atividade se adequaram aos novos tempos. Outros surgiram acompanhando o mercado. A qualificação de mão-de-obra e os produtos com valor agregado começaram a aumentar.
Por isso, a tendência de crescimento da cidade é muito grande. Soma-se a este desenvolvimento também o mercado imobiliário, apoiado em investimentos do poder público e da iniciativa privada.
Nossa terra nos dá orgulho. Vamos valorizar e investir sempre em nossa cidade.
Parabéns Curitibanos! Parabéns Curitibanenses!
02/12/2024
04/11/2024
Na madrugada desta quarta-feira (04), a PM prendeu em flagrante um homem de 32 anos ao tentar furtar diversas ferramentas da CASAN em Curitibanos. Conforme a PM...
05/12/2024
Nesta quarta-feira (04), a PM prendeu um homem de 34 anos por descumprir uma Medida Protetiva de Urgência no município de Lebon Regis. Conforme os registros da...
05/12/2024
Na noite de sábado (30), a Polícia Militar de Curitibanos realizou a prisão de um homem de 28 anos com mandado de prisão em aberto. A abordagem ocorreu na Rua L...
03/12/2024