og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Carreira e Empreendedorismo

Curitibanos 154 anos

Foto: Prefeitura de Curitibanos.

Um pouco da história de nossa cidade, hoje Curitibanos vive um dos seus melhores momentos, fruto de um passado de lutas e vitórias.

CURITIBANOS DE VITÓRIAS

O Município de Curitibanos teve seu chão, em tempos idos, povoado pelos índios Botocudos. Esse puro sertão tornou-se convidativo para o homem branco desbravador. Tropeiros cansados encontram nestas terras um ponto estratégico para recobrar suas forças. Neste pouso e repouso de Tropeiros lá se vão os anos de 1700. O Capitão Antônio Pereira, membro da comitiva fundadora de Lages, de olhar aguçado, logo percebe que esses “Campos dos Curitibanos” não são de se jogar fora, e destemidamente cria a “Fazenda dos Curitibanos”, de pouca duração, pois os Índios Botocudos não ficaram quietos e atacaram incansavelmente a dita fazenda até ser desativada.

Chegaram os anos de 1800, e com a insistência de pioneiros corajosos estabelece-se um pequenino povoado. Em 1851 já se chamava: “Distrito dos Curitibanos e Campos Novos Reunidos”. Uma Lei Provincial em 1864 dá o título de “Freguesia de Nossa Senhora da Conceição”. Progresso é progresso, então, alcança-se a data de 11 de junho de 1869, que marcaria para sempre esse chão, nasce o Munícipio de Curitibanos.

Tropeirismo, Revolução Farroupilha, Revolução Federalista e Guerra do Contestado, desafiaram a coragem, a lucidez, os sonhos, os projetos da gente desse chão. Essa gente foi vencendo desafio por desafio. Atualmente, com incontida emoção, celebra-se 154 anos de vitórias. Vitórias “sem dúvidas”, uma vez que vitórias não representam conquistas sobre as guerras, sobre as batalhas. Em Curitibanos se vê a vitória do trabalho, do progresso, do cidadão que mesmo antes dos primeiros raios de sol por entre as araucárias, já está de pé. E assim segue-se a vida, nesta cidade em franco desenvolvimento.

Texto: Luiz Antônio Cidral da Costa / Secretaria de Educação e Cultura

Conhecendo a história podemos ver que nossa terra se desenvolveu muito. Hoje nossa cidade cresceu, se desenvolveu. Tornamo-nos praticamente um polo educacional em grande desenvolvimento. Muitas empresas se instalaram e trouxeram desenvolvimento, além do crescimento e investimento das que já aqui se encontravam.

Alguns ramos de atividade se adequaram aos novos tempos. Outros surgiram acompanhando o mercado. A qualificação de mão-de-obra e os produtos com valor agregado começaram a aumentar.

Por isso, a tendência de crescimento da cidade é muito grande. Soma-se a este desenvolvimento também o mercado imobiliário, apoiado em investimentos do poder público e da iniciativa privada. Hoje também temos o recém inaugurado Polo Tecnológico, prova que estamos nos preparando para o futuro.

Nossa terra nos dá orgulho. Vamos valorizar e investir sempre em nossa cidade.

Parabéns Curitibanos! Parabéns Curitibanenses!   


Veja também

Copom reduz Selic para 10,50%

Copom reduz Selic para 10,50% ao ano; corte foi de 0,25 ponto percentual e em ritmo menor do que nas últimas reuniões. Este foi o sétimo corte seguido na taxa b...

21/05/2024

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Previsão do Tempo - 20 de Maio - Tempo firme e temperaturas mais elevadas

20/05/2024

Semana Literária será principal evento de comemoração aos 155 anos de Curitibanos

15/05/2024

Últimas Notícias