A Secretaria Municipal de Saúde de Ponte Alta do Norte anunciou a retomada das atividades da Academia de Saúde. As aulas serão realizadas todas as segundas, ter...
Um pouco da história de nossa cidade, hoje Curitibanos vive um dos seus melhores momentos, fruto de um passado de lutas e vitórias.
CURITIBANOS DE VITÓRIAS
O Município de Curitibanos teve seu chão, em tempos idos, povoado pelos índios Botocudos. Esse puro sertão tornou-se convidativo para o homem branco desbravador. Tropeiros cansados encontram nestas terras um ponto estratégico para recobrar suas forças. Neste pouso e repouso de Tropeiros lá se vão os anos de 1700. O Capitão Antônio Pereira, membro da comitiva fundadora de Lages, de olhar aguçado, logo percebe que esses “Campos dos Curitibanos” não são de se jogar fora, e destemidamente cria a “Fazenda dos Curitibanos”, de pouca duração, pois os Índios Botocudos não ficaram quietos e atacaram incansavelmente a dita fazenda até ser desativada.
Chegaram os anos de 1800, e com a insistência de pioneiros corajosos estabelece-se um pequenino povoado. Em 1851 já se chamava: “Distrito dos Curitibanos e Campos Novos Reunidos”. Uma Lei Provincial em 1864 dá o título de “Freguesia de Nossa Senhora da Conceição”. Progresso é progresso, então, alcança-se a data de 11 de junho de 1869, que marcaria para sempre esse chão, nasce o Munícipio de Curitibanos.
Tropeirismo, Revolução Farroupilha, Revolução Federalista e Guerra do Contestado, desafiaram a coragem, a lucidez, os sonhos, os projetos da gente desse chão. Essa gente foi vencendo desafio por desafio. Atualmente, com incontida emoção, celebra-se 154 anos de vitórias. Vitórias “sem dúvidas”, uma vez que vitórias não representam conquistas sobre as guerras, sobre as batalhas. Em Curitibanos se vê a vitória do trabalho, do progresso, do cidadão que mesmo antes dos primeiros raios de sol por entre as araucárias, já está de pé. E assim segue-se a vida, nesta cidade em franco desenvolvimento.
Texto: Luiz Antônio Cidral da Costa / Secretaria de Educação e Cultura
Conhecendo a história podemos ver que nossa terra se desenvolveu muito. Hoje nossa cidade cresceu, se desenvolveu. Tornamo-nos praticamente um polo educacional em grande desenvolvimento. Muitas empresas se instalaram e trouxeram desenvolvimento, além do crescimento e investimento das que já aqui se encontravam.
Alguns ramos de atividade se adequaram aos novos tempos. Outros surgiram acompanhando o mercado. A qualificação de mão-de-obra e os produtos com valor agregado começaram a aumentar.
Por isso, a tendência de crescimento da cidade é muito grande. Soma-se a este desenvolvimento também o mercado imobiliário, apoiado em investimentos do poder público e da iniciativa privada. Hoje também temos o recém inaugurado Polo Tecnológico, prova que estamos nos preparando para o futuro.
Nossa terra nos dá orgulho. Vamos valorizar e investir sempre em nossa cidade.
Parabéns Curitibanos! Parabéns Curitibanenses!
14/11/2025
13/11/2025
Na última semana, a Polícia Militar de Curitibanos cumpriu um mandado de prisão contra um homem procurado pela Justiça pelo crime de furto. Durante patrulhament...
09/11/2025
Na tarde de sexta-feira (17), a Polícia Militar de Santa Cecília atendeu a uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva de urgência, após o acionamento...
22/10/2025
Na tarde desta segunda-feira (20) por volta das 13h16, a Polícia Militar de São Cristóvão do Sul cumpriu um mandado de prisão durante uma ronda de rotina realiz...
22/10/2025