og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

Deputado Berlanda comemora implantação efetiva da nota fiscal eletrônica em SC

Gradativamente vai ser tudo migrado para a eletrônica”, informou o secretário ao Deputado Berlanda. Foto: Divulgação.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Nilso Berlanda (PL), recebeu, com exclusividade, do então secretário de Estado da Fazenda, Rogério Macanhão, a informação de que, finalmente, foi autorizado em Santa Catarina, neste mês de maio, o uso da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). Essa era uma reivindicação antiga do deputado à Fazenda estadual, já que o Estado era um dos únicos no Brasil que ainda não havia implantado o processo.

“Como representante do comércio varejista na Assembleia Legislativa, fico feliz em anunciar a implantação efetiva da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica em Santa Catarina. Essa sempre foi uma das nossas bandeiras como parlamentar e significa avanço e incentivo tanto para o empresário, quanto para o consumidor. A NFC-e trará muitas pessoas à formalidade e vai reduzir a sonegação e os gastos dos comerciantes, facilitando a vida de quem gera emprego e renda no Estado e oportunizando melhores condições de compra ao consumidor”, comemora o deputado Berlanda.

Uma das últimas reivindicações nesse sentido havia sido feita ao Secretário da Fazenda em reunião articulada pelo deputado, juntamente com o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM), e o presidente do Badesc, no dia 14 de abril deste ano. “Vamos agilizar, com urgência, a implantação efetiva NFC-e”, afirmou Macanhão à época. Segundo o agora ex-secretário da Fazenda, nesse primeiro momento será permitida também a situação atual, já que a migração para a eletrônica ainda não é automática. “As empresas que optarem por aderir à Nota Eletrônica, devem entrar no site da Secretaria e fazer o cadastro. Gradativamente vai ser tudo migrado para a eletrônica”, informou o secretário ao Deputado Berlanda.

Nota Fiscal Eletrônica – Apesar do Governo do Estado ter lançado a NFC-e em agosto do ano passado, o processo ainda estava em processo experimental com cerca de 20 empresas, aguardando a efetivação. O que muda agora é que já está disponível para adesão, de forma opcional por enquanto, a Nota Fiscal Eletrônica no site da Secretaria da Fazenda. O documento traz mais segurança, agilidade, controle e simplificação ao processo de coleta de impostos em Santa Catarina, evitando a sonegação. A Nota Eletrônica também vai contribuir para a redução dos custos para a emissão dos cupons fiscais.

A principal vantagem da NFC-e é sua emissão ser realizada por meio de Programa Aplicativo Fiscal, de forma autônoma, sem dependência direta do Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Outro ponto positivo é que o uso da NFC-e simplificará o conjunto de obrigações acessórias relacionadas com a escrituração fiscal e contábil das empresas.

*Assessoria de Comunicação - Depuptado Nilso Berlanda. 

 

Grazielle Delfino


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Giro Policial - Edição 02/12

02/12/2024

Início de semana com tempo instável na região

04/11/2024

Últimas Notícias