og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

Deputado Berlanda comemora primeiro voo do aeroporto Correia Pinto

“Essa nossa luta pela conclusão das obras do Aeroporto em Correia Pinto começou em 19 de fevereiro de 2019, quando levantamos a questão em plenário - Destacou Berlanda.

“Hoje é um dia histórico para a população da região Serrana. A nossa luta, que começou logo que assumi o mandato de deputado estadual, ainda em 2019, se concretiza com a realização do primeiro voo do Aeroporto Regional do Planalto Serrano, aqui no município de Correia Pinto. Naquela época comecei a cobrar a finalização da obra do Aeroporto, que estava parada há quase 20 anos e custou aos cofres públicos mais de R$ 63 milhões. Toda essa nossa luta, que teve várias etapas, como a apresentação em plenário, as cobranças junto aos governos estaduais e municipais, agora é realidade. A companhia aérea Azul passa a operar semanalmente com um voo diário para Campinas (SP). Essa é só a primeira e esperamos que outras companhias aéreas operem voos neste aeroporto para atender o nosso povo da Serra catarinense”, comemorou o deputado estadual Nilso Berlanda (PL) nesta segunda-feira (04/04), durante voo inaugural recebido no Aeroporto de Correia Pinto.

A construção da obra começou em 2002 e ficou parada durante 18 anos, com quase tudo pronto para operar. A Infraero recebia cerca de R$ 130 mil por mês para manter a estrutura, mas sem expectativa de voo. Em 2020, depois das ações do deputado Berlanda cobrando e pressionando os órgãos estaduais e nacionais durante quase um ano, a ANAC – Agência Nacional da Aviação Civil, publicou a portaria de homologação do aeroporto, com validade de 10 anos, que passou a se chamar Aeroporto Regional do Planalto Serrano.

“Essa nossa luta pela conclusão das obras do Aeroporto em Correia Pinto começou em 19 de fevereiro de 2019, quando levantamos a questão em plenário. No dia 22 do mesmo mês, estivemos na Casa da Agronômica, levando o problema ao governador Moisés. Em 06 de março, apresentamos Pedido de Informação à Secretaria de Infraestrutura do Estado, perguntando o porquê da obra estar parada, os custos, a previsão de entrega e o valor investido. No dia 13 de março de 2019, levamos a questão à reunião da Bancada do Oeste, para pedir apoio dos colegas parlamentares na conclusão dessa importante obra para o Planalto Serrano. Ainda no dia 13 de março de 2019, apresentamos Requerimento solicitando a realização de uma audiência pública no Município de Correia Pinto. No dia 1° de agosto de 2019, estivemos na Secretaria de Infraestrutura do Estado, juntamente com a deputada federal Carmen Zanotto, onde, mais uma vez, cobramos a conclusão das obras do Aeroporto de Correia Pinto. E, em 17 de janeiro de 2020 desse ano, estivemos representados em uma reunião em Lages com a presença do então secretário de Infraestrutura do Estado, Carlos Hassler, da deputada federal Carmem Zanotto, entidades, lideranças e autoridades para tratar do Aeroporto. Em 2020, um ano depois do nosso primeiro movimento em prol da conclusão das obras do Aeroporto de Correia Pinto, aconteceu um voo, mas que não foi pra frente por falta de interesse das companhias. Em fevereiro deste ano de 2022, estive em reunião com o prefeito de Correia Pinto, Edilson Germiniani dos Santos, onde combinamos promover uma grande reunião entre entidades empresariais como as CDLs (Câmaras de Dirigentes Logistas) e as ACIs (Associações Comerciais e Industriais), deputados, prefeitos, vereadores, empresários e população interessada, no intuito de mostrar a força e a importância econômica da região para que os investimentos na malha viária ocorressem. A solicitação era de um voo diário para Florianópolis e outro para São Paulo. Para São Paulo conseguimos com a Azul, mas para Florianópolis, que deve ter inclusive maior demanda, ainda estamos buscando”, lembrou Berlanda.

Para o deputado, a localização do Aeroporto é estratégica, no coração de Santa Catarina, e vai fortalecer o crescimento e desenvolvimento da região, não só na questão comercial, como no turismo regional, atraindo mais investidores e visitantes para o Planalto Serrano.

Grazielle Delfino


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal - Edição 51

22/05/2024

Previsão do Tempo - 20 de Maio - Tempo firme e temperaturas mais elevadas

20/05/2024

Últimas Notícias