og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

Deputado Berlanda fala da importância da lei de sua autoria no Dia Internacional da Mulher

A Lei visa à mobilização do poder público e da sociedade em prol da realização de ações de combate à violência contra a mulher, como alternativa de enfrentamento ao feminicídio. Foto: Divulgação.

- As mulheres merecem nosso respeito e admiração por todas as conquistas alcançadas. O dia 08 de março, muito mais do que uma data comemorativa, é uma data que marca as lutas das mulheres por igualdade de direitos. E, infelizmente, ainda não atingimos o ideal. Além disso, é preciso criar leis mais duras de proteção às mulheres, como a Lei n° 17.880, de 2020, originada pelo nosso projeto de lei, que institui o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio em Santa Catarina. O objetivo é discutir o assunto e trazer a tona essa brutalidade contra a mulher - Explica o deputado, Nilso Berlanda (PL).

O Deputado Berlanda mantém um quadro equilibrado em seu gabinete na Assembleia Legislativa com 50% de mulheres trabalhando.

O crime de feminicídio caracteriza-se por ser aquele praticado contra a mulher e motivado por menosprezo ou discriminação a sua condição, ou por razões de violência doméstica. Segundo dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada sete horas uma mulher foi assassinada no Brasil em 2021. Ao total foram registrados 1.319 feminicídios no ano passado no País. Outro dado levantado pelo Fórum é que a cada 10 minutos uma mulher é estuprada no Brasil. Foram registrados 56.098 estupros de mulheres ao longo de 2021.

A Lei visa à mobilização do poder público e da sociedade em prol da realização de ações de combate à violência contra a mulher, como alternativa de enfrentamento ao feminicídio.

O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio é celebrado em 22 de julho, data escolhida em razão da morte trágica da advogada Tatiane Spitzner, na cidade de Guarapuava (PR), que teve repercussão nacional. Para o deputado Berlanda, a Lei é uma forma de voltar maiores atenções ao problema.

- Repetidamente as mulheres têm sido vítimas de agressões, chegando, muitas vezes, à morte. Queremos buscar alternativas de prevenção a esse tipo de crime, dando luz ao debate para articular ações de enfrentamento - Esclarece o deputado Berlanda.

Grazielle Delfino


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal Prefeitura de Curitibanos - Edição 01

24/04/2025

Da Redação - 11/04/2025

11/04/2025

Últimas Notícias