Na noite de quarta-feira (04), foi realizado no município de Timbó Grande a formatura do PROERD, reunindo 128 alunos do 5º ano do Centro Municipal de Educação B...
Estamos vivenciando um período que estamos muito envolvidos em discussões políticas, discussões ideológicas, para completar vemos também noticiários tendenciosos e com manchetes distorcidas. Comentários políticos sem embasamento e muitas vezes pessoas que nem sequer tem o conceito de ideologia, de política ou economia e discute isso abertamente.
Palavras ousadas e até mal educadas saem nos textos abertos na internet, como se fosse num bar bebendo com amigos e discutindo política. Estamos vomitando o que ingerimos com toda a propriedade de quem não digeriu e não fez uma boa digestão.
A Economia é o conceito que precisamos rever. É uma ciência, portanto muito bem estudada e comprovada. Uma ciência social que envolve a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços. Estuda as formas de comportamento humano em decidir o que é escasso. A economia precisa estudar, e estudar seriamente sobre o que produzir, quando produzir, quanto produzir e para quem produzir. E como ciência social envolve decisões religiosas, industriais, sobre educação, política, saúde, instituições sociais, guerras, entre outros envolvimentos.
Acho prudente um aperfeiçoamento a todos nós sobre os temas acima citados, com isso teremos melhores condições de decidir sobre esses temas abrangentes e desafiadores.
Portanto muito simplista de dizermos que economia é economizar, sua abrangência é global.
Mas o que é complicado começa em casa (Economia – Oikos (casa) nomos (costumes ou lei), o que resume a economia como “regras da casa”. A ali que a economia acontece, em forma de relacionamentos sociais (vizinhos e moradores próximos), comunicação (diálogos), trabalho (produção), entre outros conceitos do lar.
Escassez nos leva a termos a certeza que é finita (tem fim) ou seja como gastar mais do que recebemos? Como se envolver em mais coisas que podemos? Como estar em vários locais ao mesmo tempo? Como almejar o que não podemos de forma imediata?
Mas claro que isso não pode nos levar a desistir de lutar, de sonhar, de almejar. A auto- estima tem tudo a ver com economia, o acreditar no amanhã tem tudo a ver com sucesso. Mas lutar sempre, planejar, fazer bem feito coma em muito com isso.
ECONOMIZANDO. Vamos começar em casa a mudar a economia de nosso país?? Se tomarmos as decisões corretas ou mais prudentes possível já estamos contribuindo com a mudança da economia. Atitudes prudentes, planejadas de cada indivíduo, muda uma nação. Entendo que o país está precisando se reinventar e dar a volta definitivamente.
02/12/2024
04/11/2024
Na madrugada desta quarta-feira (04), a PM prendeu em flagrante um homem de 32 anos ao tentar furtar diversas ferramentas da CASAN em Curitibanos. Conforme a PM...
05/12/2024
Nesta quarta-feira (04), a PM prendeu um homem de 34 anos por descumprir uma Medida Protetiva de Urgência no município de Lebon Regis. Conforme os registros da...
05/12/2024
Na noite de sábado (30), a Polícia Militar de Curitibanos realizou a prisão de um homem de 28 anos com mandado de prisão em aberto. A abordagem ocorreu na Rua L...
03/12/2024