og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Economizando

Economia reagindo

Em todos os dias as observações efetuadas nos apresentam uma reação da economia em vários setores. Aqui do hotel onde relato essas linhas já vemos grande quantidade de hóspedes chegando e turistas reservando, finais de semana já quase lotados. Vemos isso em várias cidades tradicionais de bons hotéis para temporada e para curtir finais de semana e férias.

Restaurantes ajustando seus cardápios pelos preços de carnes e mão de obra principalmente, mas nada impede de estarem aumentando a quantidade de pratos vendidas ou no mínimo manter a mesma quantidade.

Colégio, mesmo que particulares com matrículas e reservas para o próximo ano em boa fase de evolução, colégios estaduais já têm programado o dia de fazer os sorteios de quem terá a oportunidade de estudar naquele ou nesse colégio. Creches e colégio municipais em fase de expansão. Contratação temporárias de professores em vários níveis tem ocorrido com frequência.

Fretes ainda não pararam até hoje desde o início da pandemia e agora com os preços dos combustíveis nas alturas estão tendo dificuldades com resultados na profissão, mas que não parou isso está claro.

Supermercados em nenhum momento sentiram a pandemia, quem sabe sentiram problemas com mão de obra para trabalhar. Problema esse sentido em vários setores que não encontram pessoas qualificadas em qualquer função. Garçom por exemplo com experiência não existe sem emprego ou renda. Marceneiro nem se encontra mais no mercado e os que se acha já estão sendo “leiloados” por empresas da indústria moveleiras. Vagas para professores em contratação temporária em todos os municípios se encontra uma ou outra oportunidade.

Ônibus voltando a circular normalmente. Bancos sempre cheios de pessoas operando com alguma função financeira. Universidades voltando as suas aulas presenciais normais e com isso vem junto os deslocamentos dos estudantes e professores, cantinas, bares e restaurantes próximos voltam a vender diariamente, papelarias voltam a vender seus produtos, a economia gira em torno de aulas presenciais.

Temos problemas ainda com aumento dos alimentos em geral, problemas com combustível, mas o giro da economia está voltando e com o giro tende a se estabilizar e a crescer. Claro que para isso precisamos de uma economia comprometida pelo país e não em palanques.

Muita informação fake em todos os setores para desestabilizar situação e oposição e a comunidade fica nesse bombardeio e aí onde acreditar é o grande problema.

Uma economia que gira da a volta sim tudo leva a esperar crescimento e se esse for saudável em breve não muito longe estaremos vibrando com boas notícias. Ministério e pessoas nos poderes, por favor deixem o Brasil dar a volta e não façam interferências errôneas e buscando próprios interesses.

A quase todos os meses um Estado bate recorde em arrecadação com o aumento dos produto e por consequência dos impostos sobre o consumo e as vendas.

Recursos a vários setores estão saindo em editais voltados a inovação tecnológica. Empresas e governos em busca de fazer mais com menos e com isso ter mais e melhores resultados. A pandemia nos ensinou muito sobre inovação. Novas alternativas. Hoje conversamos via web, reuniões, encontros, formação entre outras atividades pela tela do celular ou do computador.

ECONOMIZANDO, nossa parte é lutar por um país diferente, recusar fake News, espalhar conceitos positivos e esperança. Mas isso não justifica aceitar o erro. Tenhamos cuidado com isso e vamos em frente.


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Giro Policial - Edição 02/12

02/12/2024

Início de semana com tempo instável na região

04/11/2024

Últimas Notícias