og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

Enfrentando algumas dificuldades, Hospital Hélio Anjos Ortiz não retoma as cirurgias eletivas

Foto: Arquivo Portal Via Pública.

Com dificuldades para comprar medicamentos e com a equipe técnica voltada ao atendimento de pacientes com Covid-19, o Hospital Hélio Anjos Ortiz não irá retomar as cirurgias eletivas, conforme a portaria do Governo de Santa Catarina que autoriza a retomada dos procedimentos por parte dos hospitais públicos, filantrópicos e privados. Mas, a portaria mantém a prioridade para atendimentos aos pacientes com Covid-19.

A portaria 505/2021 aponta alguns requisitos para que os hospitais possam retomar as cirurgias eletivas, que são aquelas agendadas e não são de urgência, dentre os requisitos, os hospitais devem continuar atendendo aos pacientes com Covid-19.

Conforme o documento, os hospitais que estiverem com falta dos medicamentos anestésicos intravenosos e bloqueadores neuromusculares, não estão autorizados a retornar com as cirurgias eletivas. Esses medicamentos são utilizados para os pacientes que estão em terapia intensiva.

–Infelizmente nós aqui no hospital estamos vivendo algumas dificuldades com relação a reposição e a compra de medicamentos dessa linha que são a linha dos medicamentos para fazer a intubação dos pacientes com Covid. E o auto número de atendimentos que nós estamos tendo até o momento com relação a estes pacientes também. Não só em respirados na UTI como também pacientes fazendo uso de oxigênio e medicamentos ambulatorial dentro da nossa enfermaria de Covid. Infelizmente nós aqui em Curitibanos não temos condições ainda de abrir as cirurgias eletivas – Explica o diretor do hospital, Marcelo Pasolini.

Desde fevereiro as cirurgias eletivas foram suspensas no estado para que não faltasse os medicamentos sedativos ou vagas aos pacientes com Covid-19.

Segundo o boletim divulgado pela prefeitura de Curitibanos desta segunda-feira (17), o hospital está com 100% dos leitos de UTI Covid lotados. Já na enfermaria, 180% dos leitos seguem ocupados. Dos pacientes internados, 20 são de Curitibanos e 07 de outras cidades.

 

 

 

 

Samuel Ferreira


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Da Redação | Final do Indústria e Comércio foi no domingo

19/08/2024

Tempo com temperaturas elevadas na região

19/08/2024

Últimas Notícias