No ViaCast da última quarta-feira (23), Jucelma Gatner, presidente da Aliança Educacional humanitária pelo bem-estar e Direito dos Animais (AEDA), falou sobre o...
Na última semana o frio intenso marcou presença na serra catarinense, ocorrência de geada, pistas congeladas e a tão esperada neve, que fez a alegria de turistas e também do setor de hospedagem.
Como sabemos, o clima frio exige atenção e alguns cuidados devem ser observados com os veículos. Já abordei esse tema em outras oportunidades, porém nunca é demais passar dicas para enfrentar o clima típico da estação em nossa região:
Carros Flex – Grande maioria, com exceção de alguns modelos mais recentes e sofisticados, dispor de um reservatório de gasolina para partida a frio “tanquinho”, semelhante aos antigos carros a álcool, situado no compartimento do motor. Quando se usa etanol, o sistema de partida a frio é acionado eletronicamente em temperaturas abaixo dos 15 graus. Acontece que enquanto a temperatura não chegar a esta marca, ou seja, antes das estações frias, o sistema fica praticamente inoperante. Sendo assim, aquela gasolina fica velha, podendo acumular umidade ou impurezas. O ideal é verificar esse reservatório, se necessita limpeza, esgotá-lo e colocar gasolina nova, para que eventuais impurezas e água cheguem ao interior do motor, evitando estragos. Melhor ainda abastece-lo com gasolina tipo “Premium” de maior octanagem, mais eficaz a partida a frio.
Bateria – Esta é mais exigida nas partidas mais ainda a frio, mais ainda se o veículo pernoitar ao relento. Geadas, temperaturas negativas, nevoeiros, deixam o motor gelado, o óleo fica mais viscoso, fazendo o motor virar mais pesado até pegar, o que exige mais tensão da bateria. Na partida a frio, nunca acionar som, luzes, ar condicionado, etc. Depois que o motor estiver em funcionamento, o alternador irá repor a energia.
Pintura – O frio não exatamente a estraga, mas o choque térmico, quando o carro sem garagem fica sob geada. Quando o sol esquenta, esta mudança pode ressecar borrachas dos vidros, por exemplo. Também, com o passar do tempo, uma pintura exposta por anos a estas condições, deteriora, principalmente as pinturas perolizadas. Uma capa protetora ajuda, e também um polimento periódico. Evite o transtorno, ao sair cedo com geada, aquela camada de gelo sobe os vidros que impossibilita enxergar, um papelão colocado sobre o para-brisa na noite anterior, preserva o mesmo para que se possa sair cedo sem ter de raspar o gelo.
Ar condicionado – No mínimo engraçado, falar sobre ar condicionado no inverno. Porém, o ar condicionado, contrariando os demais sistemas, estraga se não for usado. Isso mesmo, quanto mais usar mais durabilidade. Ligar o ar uns 15 minutos por semana mantém o sistema em boas condições, evita o ressecamento de dutos, vedações e demais componentes, além de evitar a proliferação de bactérias.
Água do radiador – Atualmente um termo popular, não se usa mais apenas agua no sistema de arrefecimento, as montadoras recomendam usar fluido especifico, ou aditivo para radiador, como também é conhecido. Tem a função anti-congelante, além de lubrificar a bomba d’água, evitar a ferrugem e também é anti-fervura na época do calor. A quantidade de fluído a ser adicionada ao sistema é especificada de acordo com cada montadora bem como o modelo e motor do veiculo.
Se o carro não pegar de manhã - No caso de a bateria “arriar” e o carro “não pegar” por conta do frio, evitar fazer pegar “no tranco”. O motor frio ou gelado, tende a sofre danos ainda maiores nesta situação. O melhor é fazer uma ponte, com um abo apropriado e a bateria de outro carro, a popular “chupeta”. Quando o motor funcionar, não acelerar forte, pois o óleo, depositado no cárter (parte inferior) mais denso por causa do frio, pode demorar mais a chegar a parte alta do motor. Acelerar moderadamente nos primeiros minutos.
O inverno em nossa região é rigoroso, proporciona belezas mas exige atenção com os carros e também com as estradas, algumas acumulam gelo, como aconteceu na serra do corvo branco, onde vários veículos ficaram desgovernados e bateram, apenas danos materiais. Seguir estas dicas e dirigir com cautela.
“Use o cinto de segurança.”
24/04/2025
11/04/2025
Na tarde desta segunda-feira (21) por volta das 13h e 55min, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência no bairro Santo Antônio em Curitibanos...
23/04/2025
Na noite desta quarta-feira (09), a PM prendeu em flagrante um homem idoso de 72 por dirigir sob efeito de álcool após se envolver em um acidente de trânsito na...
10/04/2025
Nesta segunda-feira (06), a PM prendeu um homem de 32 anos por agredir e ameaçar sua esposa no bairro Santo Antônio no município de Curitibanos. De acordo com...
09/04/2025