og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Dirigindo no Via

Garrafa de água pode incendiar o carro

Com a atual onda de calor, beber água se torna ainda mais indispensável ao corpo, mais ainda no carro, quando se permanece por mais tempo no trânsito, o sol escaldante em contato com o asfalto, o calor do motor aumentam a sensação térmica no interior do veículo

A frasco de água se torna companheiro indispensável dentro do carro para se refrescar durante o trajeto e até ai tudo bem, nada de anormal, mas o que pode se tornar perigoso é deixar a simples garrafinha com água dentro do carro fechado no calor, sob o sol, pois já aconteceu de incendiar o interior do carro, painel, banco, onde o frasco esteja acondicionado. Já escrevi uma vez sobre este assunto, mas reforço o alerta.

Por que água pode pegar fogo? É no mínimo intrigante esta pergunta, por razões óbvias. O motivo é que a água em contato com o sol, dentro de um recipiente transparente, desenvolve a mesma função de uma lupa, ou seja, transmite o calor do sol, no caso, absorve o calor por um lado e transmite com intensidade para o outro lado do recipiente, na prática “puxa” o calor de fora e o sol na água no frasco fechado esquenta e passa esse calor para outro do recipiente. No carro geralmente a garrafa de água fica sob o painel, banco, porta objetos ou carpete, sendo que todos esses materiais são de fácil combustão.

Deixar a garrafa de água no carro ao sol pode causar desde o dano, a queima onde a mesma esteja acondicionada até um incêndio e fica o alerta para evitar transtornos ou algo mais grave.




Se for dirigir, não beba.


Veja também

Crimes Virtuais: o perigo é real

No mundo digital, nem tudo é o que parece. Entre as facilidades e praticidades que a internet oferece, também se escondem perigos reais. Os crimes virtuais, tam...

13/06/2024

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal - Edição 54

13/06/2024

Informativo Municipal - Edição 53

06/06/2024

Últimas Notícias