og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Economizando

Inovando as empresas

Foto: Thinkstock.

Analisando as empresas que tenho a oportunidade e a honra de visitar diariamente e semanalmente, vemos vários ramos de atividade felizes e poucas são as exceções que ainda não estão. Digo poucas pois os setores vinculados a eventos estão quase parados, mas gradativamente dando seus primeiros passos rumo a normalidade.

Na área de Inovação, com frequência tenho contatos com o Orion Park em Lages e com o ITL – Incubadora de Luzerna, ambos em Santa Catarina. Lá observo um espírito de ânimo, empolgação e reinvenção de empresas. A Inovação chegou e ocupou seu espaço no mercado e foi atropelando muitos setores tradicionais, muitos empresários tradicionais e com isso muitas empresas tradicionais. Atropelando no sentido de ocupar espaço e não de destruir.

A pandemia chegou e despertou as ideias inovadoras das pessoas e aprendemos a fazer coisas que apenas tínhamos noção antes da pandemia. O covid19 foi e está sendo brutal, violento, castigador e sem piedade. Se for para dizer algo de bom da pandemia, acredito que foi de nos empurrar da zona de conforto e nos apresentar o horizonte do fazer diferente, do inovar as formas e as empresas.

Mudou a forma de estudar, de realizar reuniões remotas que antes parecia tão distante, a forma de “lives” e seminários de forma “on line” passaram a fazer parte de nossa vida e podemos nos programar de casa para participar e assistir. A nossa casa passou a ser uma extensão de nossas atividades. A flexibilidade da legislação em se adaptar a forma de “Home office” que é o trabalho realizado em casa.

Novos tempos e mais modernos, novos povos que devem se atualizar frequentemente e novas empresas adaptadas a esse novo normal que veio para ficar.

Aqui em Curitibanos os passos estão sendo dados de forma concreta e unidos com mesmo ideal. Poder público, empresários e instituições de ensino empenhadas formando a tríplice hélice da Inovação.

Todos empenhados e empolgados na busca do melhor. Para o município principalmente estamos falando de novos empregos e fontes de renda, de impostos diretos pela prestação de serviços. Para as instituições de ensino em ver o que pregam e ensinam em sala se transformando em realidade os planos de negócios e os TCCs que tantos esforços exigiram. Para as empresas estamos falando de renda, empregos, empresários felizes.

A inovação é capa disso tudo numa região. As cidades que estão avançadas nessa área que confirmem isso. As duas acima citadas (Lages e Luzerna) não sabem mais o que seria de uma vida sem tecnologia, sem inovação e jovens com ideias impulsionando o mercado.

ECONOMIZANDO, o recado está dado para sairmos do tradicional, mudarmos nossa rotina e irmos atrás de melhorias constantes.


Veja também

Crimes Virtuais: o perigo é real

No mundo digital, nem tudo é o que parece. Entre as facilidades e praticidades que a internet oferece, também se escondem perigos reais. Os crimes virtuais, tam...

13/06/2024

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal - Edição 54

13/06/2024

Informativo Municipal - Edição 53

06/06/2024

Últimas Notícias