O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) realizou o pagamento de R$ 1,27 bilhão em precatórios durante o ano de 2024. O valor é 33% maior do que o montante p...
Analisando as empresas que tenho a oportunidade e a honra de visitar diariamente e semanalmente, vemos vários ramos de atividade felizes e poucas são as exceções que ainda não estão. Digo poucas pois os setores vinculados a eventos estão quase parados, mas gradativamente dando seus primeiros passos rumo a normalidade.
Na área de Inovação, com frequência tenho contatos com o Orion Park em Lages e com o ITL – Incubadora de Luzerna, ambos em Santa Catarina. Lá observo um espírito de ânimo, empolgação e reinvenção de empresas. A Inovação chegou e ocupou seu espaço no mercado e foi atropelando muitos setores tradicionais, muitos empresários tradicionais e com isso muitas empresas tradicionais. Atropelando no sentido de ocupar espaço e não de destruir.
A pandemia chegou e despertou as ideias inovadoras das pessoas e aprendemos a fazer coisas que apenas tínhamos noção antes da pandemia. O covid19 foi e está sendo brutal, violento, castigador e sem piedade. Se for para dizer algo de bom da pandemia, acredito que foi de nos empurrar da zona de conforto e nos apresentar o horizonte do fazer diferente, do inovar as formas e as empresas.
Mudou a forma de estudar, de realizar reuniões remotas que antes parecia tão distante, a forma de “lives” e seminários de forma “on line” passaram a fazer parte de nossa vida e podemos nos programar de casa para participar e assistir. A nossa casa passou a ser uma extensão de nossas atividades. A flexibilidade da legislação em se adaptar a forma de “Home office” que é o trabalho realizado em casa.
Novos tempos e mais modernos, novos povos que devem se atualizar frequentemente e novas empresas adaptadas a esse novo normal que veio para ficar.
Aqui em Curitibanos os passos estão sendo dados de forma concreta e unidos com mesmo ideal. Poder público, empresários e instituições de ensino empenhadas formando a tríplice hélice da Inovação.
Todos empenhados e empolgados na busca do melhor. Para o município principalmente estamos falando de novos empregos e fontes de renda, de impostos diretos pela prestação de serviços. Para as instituições de ensino em ver o que pregam e ensinam em sala se transformando em realidade os planos de negócios e os TCCs que tantos esforços exigiram. Para as empresas estamos falando de renda, empregos, empresários felizes.
A inovação é capa disso tudo numa região. As cidades que estão avançadas nessa área que confirmem isso. As duas acima citadas (Lages e Luzerna) não sabem mais o que seria de uma vida sem tecnologia, sem inovação e jovens com ideias impulsionando o mercado.
ECONOMIZANDO, o recado está dado para sairmos do tradicional, mudarmos nossa rotina e irmos atrás de melhorias constantes.
02/12/2024
04/11/2024
Na manhã desta segunda-feira (13), a PM atendeu a uma ocorrência de tentativa de homicídio no bairro São Luiz em Curitibanos, onde três pessoas invadiram uma re...
14/01/2025
A PM atendeu na última semana uma ocorrência no hospital em Curitibano, no local foi constatado um homem de São Cristóvão do Sul com ferimentos na face e no bra...
14/01/2025
Na madrugada desta quinta-feira (09), a PM prendeu em flagrante um homem de 50 anos após agredir a sua companheira no bairro Universitário em Curitibanos. Confo...
10/01/2025