og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Dirigindo no Via

Isenção de IPVA para carros mais antigos

Na última quarta-feira (13) foi aprovada a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que irá abolir de pagar Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), os carros com 20 anos de idade ou mais foi aprovada em dois turnos, o texto segue para análise da câmera dos deputados.

A mudança irá valer para 5 estados: Alagoas, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco, Tocantins, onde ainda não vigora. Já em outros estados como Rondônia por exemplo, onde já vigora alguma similar, não terá alteração. "A regra valerá para todo o território nacional. No cairso daqueles estados onde já há isenção, a partir de dez ou 15 anos, a regra atual não muda, continua como está. A regra vai vincular seus efeitos a partir dos 20 anos, porque é uma proteção contra tributar", disse o relator, senador Marcos Rogério (PL-RO). Segundo o relator, a medida beneficia população com menor poder aquisitivo, que acaba por comprometer parte significativa da renda para custear o imposto” Fonte:agenciabrasil.com.br

A regra não atingirá micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques.

De acordo com uma pesquisa do Sindicato Nacional de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) a idade da frota de veículos em circulação no Brasil é maior desde 1995. O número de veículos com mais de 20 rodando subiu de 2,5 para 3.6 milhões em 1 ano, de 2020 a 2021.

O que muda em Santa Catarina?

Ganhará mais 10 anos de isenção, já que veículos com 30 anos ou mais já não pagam IPVA.

Sou suspeito em dizer que a medida é muito bem vinda, pois sou amante de carros antigos, tenho 3 com mais de 20 anos, um deles em restauração. Na prática, carros 20 anos, ou seja, 2004, oferecem inúmeras opções de modelos e versões, dos mais econômicos aos mais sofisticados, que oferecem o máximo em conforto.

Qualquer carro desde que com a manutenção sempre em dia, o zelo do dono, não oferece risco ou compromete a segurança. Quando se fala em carro mais antigo, vem, a mente carro velho. Carro velho na minha opinião é aquele em mal estado, em condições inadequadas de rodagem ou precárias. A falta de cuidado e manutenção torna qualquer veículo perigoso, independente do ano de fabricação. No meu ramo profissional já vi casos de carros com menos de 10 anos caindo aos pedaços.  

Quero reforçar que a manutenção em dia de um veículo proporciona segurança e tranquilidade, além de economia, pois a de forma preventiva, a manutenção sempre será mais barata, além de não causar dor de cabeça e transtornos.   

                                                                                                 “Respeite a sinalização”


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Semana Literária será principal evento de comemoração aos 155 anos de Curitibanos

15/05/2024

Frei Rogério envia caminhão com doações para o Rio Grande do Sul

15/05/2024

Últimas Notícias