og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Santa Catarina

Justiça Eleitoral de SC faz melhorias no “Catarina”, bot de atendimento no WhatsApp

Mudanças na tecnologia permitem, agora, um atendimento individualizado. Imagem: Divulgação.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) implementou, em 7 de outubro, um novo fluxo no “Catarina”, bot de atendimento às eleitoras e aos eleitores. Lançado em setembro de 2024, um pouco antes das Eleições Municipais, a ferramenta atendeu 38.094 pessoas só no dia da votação. 

Na ocasião, os principais atendimentos buscados foram sobre situação eleitoral e local de votação, mas o atendimento era genérico, independentemente da situação do cadastro eleitoral da pessoa. Assim, um ano depois, a Justiça Eleitoral catarinense implementa melhorias no bot visando um atendimento mais individualizado. 

Para isso, a partir de abril de 2025, a Ouvidoria do TRE-SC fez um mapeamento das possíveis situações em que as eleitoras e eleitores podem ter em seu cadastro eleitoral. Na sequência, foi elaborado um fluxograma de atendimento para atingir o atendimento individualizado. 

No dia 7 de outubro, o novo fluxo do bot “Catarina” foi oficialmente implementado no atendimento da Justiça Eleitoral de SC por meio do WhatsApp, pelo número 0800-647-3888. Desde esta data, os eleitores recebem atendimento individualizado, sendo conduzidos (conforme a situação do cadastro eleitoral), ao atendimento on-line ou, se necessário, a realizarem um agendamento para atendimento presencial em qualquer Cartório Eleitoral do estado. 

Para o desembargador eleitoral Marcelo Pizolati, esta é mais uma forma em que a tecnologia está sendo utilizada para tornar o atendimento da JE catarinense ainda mais eficaz. “O que traz comodidade tanto para o TRE-SC, quanto para os eleitores, que somente são orientados a irem ao Cartório Eleitoral quando realmente houver necessidade”, destaca. 

Além disso, quando o atendimento demanda uma orientação mais específica, o bot “Catarina” orienta que a eleitora ou eleitor entre em contato com a Justiça Eleitoral de SC por meio de ligação telefônica no Disque-Eleitor 0800-647-3888 — mesmo número do bot, mas que recebe ligações tradicionais sem custo. 

Essa nova forma de atendimento via chatbot trará um impacto positivo e personalizado para o eleitorado, afirma o servidor Jean da Silva Oliveira, assessor da Ouvidoria. Para ele, “o objetivo é conduzir o atendimento de forma mais eficaz, garantindo maior autonomia ao nosso público. Agora, o eleitor tem mais liberdade para escolher a forma e o melhor momento para interagir com a Justiça Eleitoral. Por outro lado, a medida beneficia as equipes de atendimento: o Disque-Eleitor e as demais unidades terão mais tempo e tranquilidade para se dedicar a assuntos mais complexos ou sensíveis, que exigem um acolhimento mais humanizado e especializado”.

O projeto que levou às melhorias do bot “Catarina” foi iniciado pela Ouvidoria, com colaboração da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Secretaria de Corregedoria Regional Eleitoral, Cartórios Eleitorais e servidores públicos dos grupos de trabalho da Convenção da Justiça Eleitoral Catarinense 2025. 

*TRE-SC. 

Da Redação


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos - Edição 10

27/10/2025

Conexão Berlanda | Setembro 2025: Saúde, inclusão e desenvolvimento em todas as regiões de SC

27/10/2025

Últimas Notícias