No último domingo (15), o Departamento de Cultura promoveu a gravação do programa Memórias do Encruzo na Comunidade do Caçadorzinho, uma das primeiras localidad...
Nesta quinta-feira (13), a UFSC de Curitibanos recebeu novamente a visita da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM), para outra avaliação técnica do curso de Medicina. Na ocasião, os Prefeitos da região, secretários de saúde, vereadores e o deputado, Nilso Berlanda (PL), estiveram reunidos na Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), buscando meios para que o Ministério da Educação publique o ato autorizativo que libera o início do curso. Mesmo com essa demora do MEC, o curso está mantido para a UFSC de Curitibanos.
O deputado federal, Pedro Uczai (PT), afirmou a uma comitiva com o prefeito de Curitibanos e vereadores em Brasília, de que o curso de Medicina da UFSC iria iniciar em agosto deste ano. Procurado pela nossa reportagem, o diretor do campus da UFSC de Curitibanos, confirmou que não tem previsão de início do curso neste ano, pois o MEC não publicou o ato autorizativo e mesmo quando publicar, a previsão para início do curso ficou somente para 2024.
Seguindo um cronograma, o CAMEM fez essa nova visita nesta quinta-feira e ouviu as solicitações das autoridades da região que buscam em conjunto uma forma de pressionar o MEC para que publique a autorização que vai liberar a UFSC para efetivar o curso. Enquanto o MEC não publicar o ato autorizativo, a UFSC não pode, por exemplo, organizar o vestibular e nem definir uma data para o início das aulas.
Além da visita em Curitibanos, o CAMEM também esteve na UFSC em Florianópolis, em reunião com representantes da reitoria, Pró-reitoria de Graduação, Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Pró-reitoria de Administração, Secretária de Planejamento e Orçamento, Pesquisador Institucional, Direção do Campus Curitibanos e Coordenação da Comissão de Implantação do Curso de Medicina em Curitibanos.
Conforme a direção do campus da UFSC de Curitibanos, a instituição segue com o compromisso interno para o curso de Medicina. Aguardando a publicação da autorização do MEC.
Como forma de pressionar o MEC, as autoridades políticas da região definiram que irão novamente para Brasília. A Amurc está agendando uma audiência com o Ministério da Educação.
06/06/2025
28/05/2025
A PM prendeu um homem na tarde de quinta-feira (12) após aplicar um golpe de estelionato em uma casa lotérica do município de Curitibanos, a fraude gerou um pre...
15/06/2025
Nesta última semana, a PM prendeu um homem que estava alterado, tumultuando e de posse de uma faca no bairro Núcleo do Rio Doce em Lebon Régis. De acordo com os...
08/06/2025
Na madrugada desta sexta-feira (06), a PM atendeu a uma ocorrência de violência doméstica, onde uma mulher foi agredida por seu companheiro que havia saído da p...
08/06/2025