og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São João Batista

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Economizando

Meio Ambiente

Nesse sábado próximo passado comemoramos o “Dia Mundial do Meio Ambiente 2021” em parceria com o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), onde o tema esse ano será “Restauração de Ecossistemas”,

Pesquisando no site https://www.unep.org/ nessa data de 05 de junho 2021, encontramos:

Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas - que será lançada durante o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho - tem como objetivo reunir cidadãos, governos e empresas em torno de um objetivo comum: prevenir, deter e reverter a destruição dos espaços naturais.

A iniciativa vem quando especialistas alertam que os ecossistemas ao redor do mundo estão em colapso. O planeta está perdendo 4,7 milhões de hectares de florestas a cada ano - uma área maior que a Dinamarca - e ao longo do século passado, metade das áreas úmidas do mundo secaram.

Aqui estão cinco lições que se destacaram numa pesquisa que envolveu mais de 2.000 pessoas de 140 países.

  1. A restauração do ecossistema é uma missão global
  2. A juventude está muito interessada em restauração
  3. A restauração é profundamente pessoal
  4. Os profissionais da restauração muitas vezes não dispõem de financiamento e conexões suficientes
  5. A ação pessoal para restauração assume muitas formas e espera-se que aumente com o tempo.

Roberta Zandonai, Gerente de Comunicação no PNUMA Brasil, roberta.zandonai@un.org

Devido a aulas parcialmente presenciais nesse ano e o anterior essa data foi pouco comemorada e celebrada em muitas regiões, mas nada que abafe ou diminua a importância do Tema. Entendo que apenas um pouco prejudicada pela Pandemia ou com certeza muitos colégios estariam fazendo ações em prol da conscientização dos alunos e com isso estariam nos envolvendo também, que somos em muitas vezes conduzidos e lembrados pelas crianças da Escola. A importância da Educação se apresenta em todas as instâncias a nós, inclusive a fazer os pais lembrarem essas datas importantes que passam desapercebidos.

Trago aqui a lembrança o Sr. Valdir Tagliari (in memorian) e com todo o respeito aos demais envolvidos para a confirmação e ações do COINCO (Consorcio Intermunicipal do Contestado) onde municípios da região do contestado, num pensamento único de trabalhar em prol do maio ambiente e da diminuição dos efeitos sociais na população residente nos municípios envolvidos e região. Trabalha feito com carinho e comprometimento e marcou a vida de muitas crianças e adultos com sua proposta e seu empenho na função.

Trago também a lembrança de vermos desmate ilegal e em seguida anunciada uma ação policial envolvendo Ibama e Ministério do Meio Ambiente. Vejam crianças esses não tiveram as mesmas professoras que vocês tiveram e o comprometimento que vocês têm.

Ações sustentáveis tem realmente ocupado os pensamentos de muitos. A grande ação sustentável que queremos além de outros inúmeras é a preservação e conservação do meio ambiente. Ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.

ECONOMIZANDO Lutemos para termos histórias a contar a nossos netos, lutemos unidos para que tenhamos coragem de amar sempre o meio ambiente e deixarmos um legado a nossos descendentes, deixar claro que nós fizemos alguma coisa em prol do meio ambiente e que amamos as riquezas naturais.


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Dengue: 12 casos positivos em Curitibanos

12/04/2024

Previsão do Tempo - 12 de Abril

12/04/2024

Últimas Notícias