Na sessão da Câmara de Vereadores de Curitibanos desta quinta-feira (20), foi votado um projeto de lei de autoria do Executivo sobre o vale alimentação dos serv...
Desde o dia 1° de janeiro equipamentos passaram a ser obrigatórios nos carros, devido a mudanças na legislação de trânsito. Veículos fabricados após esta data devem sair de fábrica já equipados, tudo em nome da segurança.
Conforme resolução do Código Nacional de Trânsito (Contran), a exigência de tais dispositivos seria já em 2021, mas foi adiada pelo governo devido á pandemia do Covid-19, a pedido da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O colapso vivido na indústria automobilística na época, impossibilitou as mudanças.
O que passou a ser exigido?
Luz diurna – Também conhecidas como DRL´s. Veículos com esse acessório estão desobrigados a usar farol baixo em rodovias de pista simples durante o dia. Não necessariamente irão utilizar lâmpadas de led.
Alerta de cinto de segurança afivelado – Este já existe em modelos mais sofisticados. Emite um alerta, sonoro ou luz, para o uso do mesmo.
Controle de estabilidade – Também já presente em modelos mais caros, este dispositivo auxilia o condutor, detectando desvios de trajetória do veículo e atuando para corrigi-los.
Teste de impacto lateral - Assim como o Crash-test em que os modelos são submetidos nas fábricas para serem aprovados. No teste os carros são submetidos a uma colisão lateral num objeto a determinada velocidade, avalia o impacto no caso da colisão, sendo em poste ou uma árvore, por exemplo.
Indicador de frenagem brusca – Um sinal de alerta nas lanternas traseiras, em que a luz de freio pisca rapidamente, de forma intermitente. O motorista que vem atrás consegue perceber a ação e agir á tempo.
Repetidores de seta – Este também já equipa vários modelos. São Luzes instaladas nos retrovisores ou nas laterais dianteiras, a frente das portas que complementam as luzes de seta dianteiras e traseiras.
A tecnologia embarcada evolui a cada lançamento de um novo modelo. Conforto, economia, agilidade e segurança são aprimorados, embora o Brasil sempre recebeu as tecnologias mais tarde, pois a legislação aqui é mais branda, exemplo disso é o Air Bag, que se tornou obrigatório somente em 2014. Nos países de primeiro mundo já dispunha dessa tecnologia nos anos 90. O antigo Astra 1995, aqui chamado de Astra Belga, tinha esse equipamento de série.
A mudança com certeza irá refletir no preço dos carros novos. Mas vale pensar que é tecnologia a serviço do bem estar.
“Respeite a Sinalização “
19/03/2025
19/03/2025
Na última segunda-feira (17), um homem foi ferido a facadas pela ex-companheira e atual companheiro dela no bairro Água Santa em Curitibanos. De acordo com a PM...
19/03/2025
Na última semana, a PM localizou um homem que estava desaparecimento no pátio em uma igreja no município de Curitibanos. Conforme os registros da PM, o homem re...
19/03/2025
Na última semana, um motorista foi preso pela Polícia Militar após derrubar um poste de energia elétrica e dirigir sob o efeito de álcool e não possuía habilita...
19/03/2025