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Otimize o uso do whatsapp nos negócios: conheça os recursos do whatsapp business!

Imagem: Internet.

Em tempos de isolamento social, restrições e home office, as redes sociais, aplicativos e principalmente o whatsapp tem sido a maior forma de contato entre empresas, funcionários, clientes, fornecedores entre outros. Saiba mais sobre o Whatsapp Business, a versão de negócios do Whatsapp.

Seja na busca por um melhor relacionamento com clientes ou para mais resultados gerais do negócio, a questão é que hoje já é possível utilizar o WhatsApp como ferramenta de trabalho.

Trata-se de um aplicativo gratuito e semelhante ao WhatsApp convencional. Porém, voltado especialmente às pequenas e médias empresas (PMEs) que desejam usar o app de mensagens para se comunicar com seus clientes.

Os principais recursos da plataforma que podem te ajudar a trabalhar com o WhatsApp por meio do Business incluem:

1- Mensagens automáticas

Um sistema de automatização permite que você personalize mensagens de acordo com os valores da empresa e programe o envio em situações determinadas.

Você pode, por exemplo, definir uma mensagem padrão de saudação ou para um período em que estiver ausente.

2- Perfil empresarial

Já que o WhatsApp Business é feito exclusivamente para as empresas, ao cadastrar seu número – que pode ser móvel ou fixo – o app logo te dará direito a um perfil empresarial.

3- Configurações e notificações aos clientes

A ideia é que você possa notificar os clientes a qualquer hora sobre diferentes questões envolvendo o seu negócio.

Além disso, outra possibilidade é a de configurar respostas rápidas para perguntas frequentes, agilizando o atendimento.

4- Etiquetas para organizar contatos

As etiquetas do WhatsApp Business permitem que você organize os contatos e as conversas. Portanto, explore este recurso.

Você pode criar etiquetas para marcar quais são os novos clientes, quais têm pagamentos pendentes ou finalizados, etc.

5- Estatísticas e análises

O aplicativo também traz estatísticas de mensagens recebidas e respondidas, entre outras.

6- Grupo da empresa para processos internos

Criar um grupo da empresa para que os colaboradores de uma mesma equipe possam se comunicar é uma das formas mais efetivas de como trabalhar com WhatsApp. A vantagem é que no Business você estará nos grupos de trabalho, e no seu Whatsapp convencional, daquilo que é particular.

7- Grupos e listas de transmissão para clientes

Além do uso interno, você também pode utilizar grupos e listas de transmissão para enviar informações aos principais clientes.

8- Divulgação de ofertas e promoções

A divulgação de ofertas e promoções pelo WhatsApp é mais uma forma simples de comunicar uma ação.

Mas lembre-se sempre de enviar imagens atrativas e não abusar na quantidade de mensagens.

9- Feedbacks

O perfil comercial do WhatsApp também pode servir para receber feedbacks construtivos dos clientes.

A grande vantagem é que os comentários, mesmo quando negativos, não tendem a prejudicar a imagem da empresa porque não são públicos. E, ao mesmo tempo, dão a chance de se retratar com o consumidor e buscar melhorias para os próximos atendimentos.

10- Vendas diretas pelo app

A princípio, é importante que o WhatsApp sirva como um canal de comunicação entre a empresa e os clientes e leads. O propósito inicial é aproveitar mais esta possibilidade de contato para esclarecer dúvidas e melhorar o atendimento.

Mas, uma vez que você pode enviar ofertas e receber contatos com mais agilidade pelo app, você também passa a ter a oportunidade de fechar vendas diretas pelo aplicativo.

Então, partiu usar e aproveitar as ferramentas do Whatsapp Business?

 Matéria escrita por: Daniella Doyle - www.siteware.com.br

 

 


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