og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Economizando

Pequenas empresas, um sucesso no país

Analisando dados disponibilizados pelo SEBRAE em sua análise chamada “Tendência dos Pequenos Negócios Catarinenses - 4º trimestre de 2022”. Segue algumas informações retiradas do texto original.

....“O Sebrae e o Observatório de Negócios buscam reunir, trimestralmente, indicações sobre o estado geral dos pequenos negócios catarinenses, suas expectativas de curto prazo e indicativos sobre o desempenho da atividade econômica no último trimestre.

Para isso, são realizadas entrevistas distribuídas por cotas representativas ao número de MEI, ME e PE, assim como por setor de atividade nas regiões Foz do Itajaí, Grande Florianópolis, Extremo-oeste, Meio-oeste, Oeste, Norte, Serra, Sul e Vale do Itajaí.

Entre os resultados da análise desses dados estão:

  • Apenas 39,9% dos pequenos negócios registraram aumento de vendas no trimestre, índice 14,3% inferior ao mesmo trimestre de 2021;
  • O setor de serviços foi o destaque em apuração de lucro no trimestre, crescendo 11,6%;
  • Cerca de 3 em cada 10 pequenos negócios realizou investimentos no último trimestre de 2022;
  • Entre os tipos de investimentos realizados, 41,6% são para equipamentos e ferramentas, 26,2% para infraestrutura e reforma no espaço físico e 24,5% com aquisição de maquinário.

As vendas caíram consideravelmente no 4º trimestre, comparados a 2021, que envolve os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Em plena campanha presidencial e totalmente polarizada o povo se intimidou de ir a compras e pelas duvidas que provocaram no mercado.

O setor de serviços que tem como atuação:

  • É o setor responsável por fornecer ao mercado produtos e serviços,
  • Atua na área de comércio e de vendas,
  • É heterogêneo, pois inclui atividades de diversos tipos de prestação de serviços e de venda de produtos,
  • Emprega a maior parte dos trabalhadores brasileiros (aproximadamente 60%).

As atividades desenvolvidas por profissionais liberais encaixam-se na prestação de serviços, como é o caso de dentistas, advogados, administradores de empresas, mecânicos, designers, atendentes de restaurantes e bares, vendedores de lojas, atendentes de telemarketing, programadores de informática, entre outros.

Também fazem parte da prestação de serviços as atividades como serviços bancários, empresas que prestam consultorias diversas, assistências técnicas especializadas e entidades que desenvolvem serviços educacionais, de saúde ou de segurança.

Outro ponto foi a realização de investimentos para melhoria na empresa, onde o parque fabril foi parcialmente reformado com 41,6% do investimento em equipamentos e ferramentas.

A pequena empresa sempre surpreende a economia e o mercado fica aquecido com ela.


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Giro Policial - Edição 24/03

24/03/2025

Previsão do Tempo com Sol e com possibilidade de pancadas de chuva

24/03/2025

Últimas Notícias