A edição 2025 do Zera Dívida da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) inicia na próxima segunda-feira, 1º de dezembro, com descontos maiores do qu...
Lançado no dia 01 de julho de 1994, com 27 anos de idade, o Plano Real fez aniversário. É prudente resgatarmos que tínhamos uma hiperinflação que passava em média de 50% ao mês, mas tivemos a honra de ter índices próximos a 83% a.m. claro que é difícil nos dias de hoje fazermos qualquer tipo de operação para quem não viveu na época. A economia brasileira viveu durante anos sob alta inflação: apenas nos primeiros sete meses de 1994, ela já superava a casa dos 750%.
Tínhamos que fazer nossas compras mensais no momento que pegávamos o dinheiro do salário ou amanhã já é outro preço. Outros diziam que era bom pois aplicavam dinheiro de um dia a outro e rendia um bom valor chegando a quase dobrar o valor dentro de um mês, mas por outro lado dobrava também o que iramos comprar.
Feriados em dias de semana era um frio no coração pois a possibilidade de um “pacote” e trocar a moeda, cortar “zeros” da cédula era muito grande, uma verdadeira ponte móvel e tínhamos que nos equilibrar ao vento.
O plano ainda trocou o cruzeiro real pelo real. Antes, houve um período de transição com a atualização monetária por meio da URV (Unidade Real de Valor), que convertia os valores ainda cobrados em cruzeiro real.
Em julho de 1994, o valor era 2.750 cruzeiros reais. No dia 1º de julho, a moeda foi equiparada, e os 2.750 cruzeiros reais passaram a valer R$ 1. Dentro do período em que a inflação foi calculada sobre a URV nos meses de vigência da “moeda virtual”, ela ficou em 3% enquanto que, em cruzeiros reais, foi de 190%.
Após o plano Real, a inflação foi a 1,7% já no primeiro mês. Até então nem sabíamos o que era uma inflação tão baixa como se apresentava, outros indignados pois o que estava aplicado não rendia mais e tiveram que ir para o mercado fazer investimentos e tirar o dinheiro e poupanças e aplicações.
A moeda URV era escritural, ou seja, não existia fisicamente, e sim apenas nos balanços das empresas e documentos durante o seu período de implantação, mas valia para todas as transações econômicas com a conversão obrigatória de valores, promovendo uma desindexação geral da economia.
Um dos méritos do plano foi promover uma transição suave, sem congelamentos de preços e confiscos como os instituídos em planos anteriores, traçando paralelos com as medidas tomadas para conter a inflação na Alemanha de 1923. Assim, se antes da implantação do plano a inflação acumulada até julho superou os três dígitos, a primeira inflação com a nova moeda, o real, foi de 6,08%.
Assim, a URV foi um importante passo para a implantação do Plano Real, sendo a segunda de três etapas para combater a hiperinflação, ajudando preservar o poder de compra dos salários e evitar medidas de choque como confisco de poupança e quebra de contratos. As outras etapas passavam ainda por um maior equilíbrio das contas públicas, menores despesas e maiores receitas, enquanto o terceiro e último passo foi a efetivação do real como moeda nacional.
ECONOMIZANDO a história nos mostra o quanto batalhamos para chegar onde estamos.
21/11/2025
14/11/2025
Na última semana, a Polícia Militar de Curitibanos cumpriu um mandado de prisão contra um homem procurado pela Justiça pelo crime de furto. Durante patrulhament...
09/11/2025
Na tarde de sexta-feira (17), a Polícia Militar de Santa Cecília atendeu a uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva de urgência, após o acionamento...
22/10/2025
Na tarde desta segunda-feira (20) por volta das 13h16, a Polícia Militar de São Cristóvão do Sul cumpriu um mandado de prisão durante uma ronda de rotina realiz...
22/10/2025