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Pneus de neve são de fabricação especial, evite equívocos

A tão esperada neve que deu o ar da graça mês passado fez a felicidade de turistas, que vieram à serra para contemplar este espetáculo da natureza.

Falar em neve, geada lembramos de que gelo na pista torna a condução perigosa, pois o contato dos pneus com o solo é prejudicado. Nos países gelados se usa pneus próprios para o clima. E no Brasil, existe esse tipo de pneu?    

Existem pneus que contém a inscrição M+S, que muitos afirmam que quer dizer que o mesmo é próprio para rodar no gelo. Mas, será que é bem isso?

Qual o significado da sigla M+S?
M=Mud em inglês é lama. S=Snow, que em inglês é neve. Segundo a sigla, este pneu oferece as mínimas condições para rodar nestes terrenos.

No Brasil como é um país tropical, a ocorrência de neve é rara, tendo apenas em algumas cidades da região Sul, em especial na nossa serra catarinense. Estamos acostumados a rodar com frio intenso, geada e até gelo na pista em alguns pontos, como na serra do Corvo Branco, por exemplo. Porém estradas não pavimentadas, lama existem bastante. Nessas condições esse pneu se destaca, pois dispõe de banda de rodagem mais larga e sulcos diferenciados, melhorando a aderência nesse tipo de solo. Pneus exportados para Europa e América Central, a inscrição M+S é obrigatória, pois a legislação e o clima com frequentes nevascas exigem.

Em resumo, os pneus M+S não são pneus de neve, ou de inverno propriamente indicadas para aquelas regiões citadas acima, onde em determinadas épocas o clima muda rapidamente, para que os motoristas estejam prevenidos, reduzindo risco de acidentes.  Os “de inverno” possuem uma marcação, desenho de um cristal de gelo para identificar, na lateral e contém em suas fabricações componentes, materiais para suportar as baixas temperaturas em questão. 

No Brasil em clima tropical, não há contra indicação ao uso dos M+S, ao contrário são comumente usados em veículos 4x4, com uso para transportar peso.


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