A equipe da Administração Municipal de Ponte Alta do Norte recebeu na última semana representantes do Senac com o objetivo de discutir parcerias voltadas à qual...
Um sistema de inovação formado por um conjunto articulado de agentes que conectam o conhecimento e a inovação à esfera produtiva. O tripé empresas-instituições de ensino e pesquisa-governos constitui atualmente um dos mais importantes instrumentos de desenvolvimento tecnológico e objetiva a viabilização de soluções inovadoras para os problemas vividos pela sociedade.
Polos são áreas de concentração de instituições de ensino e pesquisa, incentivos públicos e empreendimentos privados inovadores que se constituem em torno de um ou mais sistemas de inovação e podem resultar no desenvolvimento de arranjos produtivos locais ou regionais.
Agem também como Incubadoras que dão suporte às micro e pequenas empresas em processo de estruturação que desenvolvem ideias inovadoras. Há serviços compartilhados de capacitação e suporte gerencial para aspectos administrativos, comerciais, financeiros e jurídicos, entre outras questões essenciais ao desenvolvimento de uma empresa. Estes serviços contribuem para reduzir o elevado índice de mortalidade comum a empresas nascentes.
O polo tecnológico Araucária é um ecossistema criado a partir de uma rede de parcerias entre poder público, Universidade Federal de Santa Catarina, incubadoras e entidades empresariais. Não se trata de uma iniciativa isolada, como uma estrutura de coworking, mas de um complexo dinâmico e descentralizado que envolve diferentes protagonistas dentro do universo da inovação e empreendedorismo.
Mais inovação, mais arrecadação
Do ponto de vista do poder público, há um interesse primário em incentivar o empreendedorismo inovador por diversos motivos, principalmente o incremento na arrecadação. As startups do polo tecnológico constituem uma das atividades organizadas que mais geram Imposto Sobre Serviços (ISS) ao município.
Ambiente propício ao desenvolvimento de novos negócios
Para o empreendedor, o polo tecnológico oferece diversos benefícios que estimulam o nascimento e amadurecimento de novas empresas.
Em negociações leis que propiciem Incentivos fiscais proporcionados pelo poder público para empresas de inovação. Trata-se de um “celeiro” de projetos inovadores, ambientes como este estão sempre no radar dos investidores.
Diversas iniciativas também visam envolver a comunidade na criação de uma cultura de inovação e empreendedorismo. O objetivo é promover a capacitação em ciência, tecnologia e inovação por meio de iniciativas, como eventos realizados ao longo dos anos na cidade de Curitibanos voltados a inovação e tecnologia.
Como integrar o polo tecnológico de Curitibanos
Embora a barreira geográfica não seja mais obstáculo com a transformação digital, uma das formas mais práticas de se integrar ao polo tecnológico é simplesmente abrindo uma empresa na cidade. Você pode fazer isso de diferentes maneiras, inclusive por meio de editais das incubadoras, que oferecem suporte e infraestrutura para negócios embrionários.
Venha nos visitar. Polo tecnológico Araucária. Prédio anexo a AMURC.
08/01/2026
12/12/2025
Uma ocorrência de violência doméstica registrada na noite de domingo (11) por volta das 21h e 51mibn, no município de Timbó Grande e resultou na prisão de dois...
13/01/2026
Na tarde deste domingo (11) por volta das 14h e 21min, a Polícia Militar de Curitibanos cumpriu um mandado de prisão contra um homem que estava foragido da Just...
12/01/2026
Na manhã desta sexta-feira (09) por volta das 9h28, a Polícia Militar de Lebon Régis cumpriu um mandado de prisão contra um homem de 38 anos no município. Após...
12/01/2026