og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São João Batista

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Observatório

Prefeitura de Curitibanos deve definir hoje sobre evento de Natal

Foto: Grazielle Delfino/ Portal Via Pública.

Está agendado para iniciar na próxima quarta-feira (15) em Curitibanos, a Vila do Papai Noel que vai contar com show na abertura e segue até o dia 21 com shows de artistas locais. Com a portaria publicada pelo governo do estado que proíbe eventos ao ar livre com mais de 500 pessoas sem controle de público, o evento de Natal do município ficou comprometido.

Em entrevista no Via Pública TV nesta terça-feira (01), o prefeito, Kleberson Lima, disse que estava aguardando as notas técnicas da portaria para avaliar a realização ou não do evento de Natal.

– Recebemos as notas técnicas do que pode do que não pode e estamos fazendo a interpretação. Já temos agendado uma reunião com a secretária Patrícia, o secretário, Roque, com a Daniela da Vigilância Sanitária, com o nosso procurador jurídico o Herlon para nós vermos que encaminhamentos vamos tomar. Nós sempre fazemos tudo dentro da lei e queremos também que a população se divirta, mas principalmente de forma segura – Afirma o prefeito.

Até o momento a programação de Natal em Curitibanos está sendo mantida.

Governo afirma que não há proibição

Após a publicação da portaria, o governo de Santa Catarina emitiu um comunicado afirmando que o decreto não proíbe os eventos, mas que impõe regras para a prevenção devido a variante Ômicron da Covid-19. Os eventos apontados como de grande porte, ou seja, que tenha mais de 500 pessoas devem seguir as regras do “Evento Seguro”.

Na nota, o governo ainda diz que cabe aos municípios definir como vai realizar as regras, autorizar o evento em seu território, além de ter a obrigação de fiscalizá-lo. Da mesma forma, o município tem a prerrogativa de não autorizar o evento

Protocolos do “Evento Seguro” que devem ser amplamente divulgados pelos organizadores de eventos

- Uso obrigatório de máscara;

- Pessoas com 18 anos ou mais de idade, exigência de apresentação de comprovante de vacinação completa contra Covid-19 ou laudo contendo resultado “negativo, não reagente ou não detectado” de exame RT-qPCR nas últimas 72 horas ou de Pesquisa de Antígeno para SARS-Cov-2 nas últimas 48 horas;

- Pessoas de 12 a 17 anos de idade, exigência de apresentação de comprovante de vacinação com registro de pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19 ou laudo contendo resultado “negativo, não reagente ou não detectado” de exame RT-qPCR;

- Para crianças menores de 12 anos de idade não será exigido comprovante de vacinação ou testagem, desde que estejam acompanhadas de pais ou responsáveis, permanecendo em espaços sem aglomeração.


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Previsão do Tempo - 17 de Abril

17/04/2024

Vestibular de Medicina da UFSC Curitibanos, previsto para dezembro

17/04/2024

Últimas Notícias