og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

Projeto de lei de autoria do deputado Berlanda que cria o Dia Estadual de Valorização e Reconhecimento do Sesc e Senac é aprovado na Alesc

Após aprovação em plenário, o projeto de lei segue agora para sanção do governador do Estado. Foto: Assessoria de Comunicação - Deputado Nilso.

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Nilso Berlanda (PL) que institui o Dia Estadual de Valorização e Reconhecimento do Sesc e do Senac. A data escolhida para a celebração será 16 de maio, e passará a integrar oficialmente o Calendário Oficial de Eventos do Estado, por meio de alteração da Lei nº 18.531/2022.

A proposta reconhece publicamente a importância e o impacto social do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), duas das instituições mais relevantes do país nas áreas de educação, cultura, saúde, lazer, esporte, cidadania e formação profissional. Ao longo das últimas décadas, ambas vêm prestando serviços de excelência a milhões de trabalhadores do comércio, seus dependentes e à comunidade em geral em todas as regiões de Santa Catarina.

De acordo com o texto aprovado, o objetivo da criação da data comemorativa é fortalecer o reconhecimento institucional do Sesc e Senac, ampliar o conhecimento da população sobre os serviços oferecidos por essas entidades e estimular a realização de ações alusivas à data, em parceria com o poder público e a sociedade civil.

“O Sesc e o Senac fazem parte da vida de milhares de catarinenses. São instituições sérias, que oferecem educação de qualidade, cultura acessível, esporte, bem-estar e qualificação profissional de excelência. Este projeto é uma forma de valorizar esse trabalho, reconhecer sua importância estratégica para o estado e garantir ainda mais visibilidade às suas ações”, destacou o deputado Nilso Berlanda, autor da proposta.

A nova data comemorativa poderá ser celebrada por meio de eventos educativos, culturais e institucionais, promovidos tanto por órgãos públicos quanto por entidades privadas. A intenção é envolver escolas, sindicatos, empresas e a comunidade em geral em atividades que ressaltem o papel do Sesc e do Senac no desenvolvimento humano e econômico de Santa Catarina.

Após aprovação em plenário, o projeto de lei segue agora para sanção do governador do Estado.

Caso sancionado, o Dia Estadual de Valorização e Reconhecimento do Sesc e Senac será oficialmente instituído a partir de 2025, com previsão de inclusão nas agendas oficiais e institucionais em todo o território catarinense.

*Assessoria de Comunicação - Deputado Nilso. 

Da Redação


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos - Edição - 13

21/11/2025

Informativo da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos - Edição - 12

14/11/2025

Últimas Notícias