Um princípio de incêndio em uma edificação industrial mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar na tarde desta quarta-feira (10), em Santa Cecília. A ocor...
Na última semana, um novo caso de dengue foi confirmado em São João Batista pela Secretaria de Saúde, o registro da doença é o primeiro de 2022 e o segundo no histórico epidemiológico da cidade.
Conforme a Secretaria de Saúde, a paciente infectada está em tratamento domiciliar, tem 18 anos e reside no distrito de Tigipió. As condições de como ocorreu à contaminação estão sob análise da Regional de Saúde, o município já contabiliza 52 focos de Aedes aegypti em 2022, distribuídos pelos bairros Centro, Tajuba II, Cardoso, Tajuba I e Timbezinho .
Diante do cenário, a Secretaria reforça a solicitação para que comunidade auxilie a eliminar potenciais criadouros do mosquito.
– Para evitar que a situação se agrave, é fundamental que cada um faça a sua parte. Assim como a Covid-19, a dengue é muito perigosa e, em casos mais graves, pode ser fatal, caso alguém sinta sintomas suspeitos para doença, deve procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde ou, então, o Hospital Monsenhor José Locks. Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia, mialgias, artralgias, dor retro-orbital. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas – Explica a Diretora de Vigilância em Saúde, Aline Paulista.
Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti
* Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda
* Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo
* Mantenha lixeiras tampadas
* Deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água
* Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água
* Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana
* Mantenha ralos fechados e desentupidos
* Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana
* Retire a água acumulada em lajes
* Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados
* Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário
* Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue
* Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde
08/06/2026
08/06/2026
Uma moradora de Curitibanos procurou a equipe da Rede Catarina, do 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na manhã desta terça-feira (09), para denunciar sucess...
10/06/2026
Uma tragédia abalou moradores de Timbó Grande na madrugada desta quarta-feira (13). Uma bebê de apenas quatro meses morreu após dar entrada sem sinais vitais no...
13/05/2026
Na madrugada desta segunda-feira (11), a Polícia Militar de Lebon Régis prendeu um homem em flagrante por tráfico de drogas durante uma abordagem estratégica no...
12/05/2026