og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Dirigindo no Via

Semana do trânsito alerta para direção defensiva

Dirija com a consciência que o pedestre, o condutor do outro veiculo poderia ser você. Foto: Divulgação.

Encerrou sábado passado (24/09), a mobilização que acontece anualmente em todo país. Diversas atividades educativas são desenvolvidas com o intuito de chamar atenção de todos os usuários do transito, estando dentro ou fora do veículo.

“Semana Nacional de Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a participar de ações que mobilizem a sociedade. O tema definido, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para o ano de 2019 é “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”.

A ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

“A principal finalidade da SNT é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.”  (Fonte: Portal do Trânsito)

Assim como o maio amarelo, a Semana Nacional do Trânsito busca orientar para que todos circulem na direção defensiva, ou seja, de modo correto, sem excessos, primando pela segurança de todas as formas. Todos  sabemos  que álcool e direção não combinam, que ultrapassagem em local proibido pode matar, assim como excesso de velocidade, que o cinto de segurança salva vidas, que a cadeirinha para crianças é indispensável, que o veiculo deve estar em perfeitas condições, etc.

Isso se resume basicamente em respeitar a sinalização e as leis de trânsito. Se todos o fizessem, com certeza as estatísticas diminuiriam significativamente. Formar motoristas com esta visão, educar as crianças para que cresçam com esta idéia, surtirá resultado a médio e longo prazo. E os motoristas em atividade, a educação, conscientização, bom senso e responsabilidade empregados, trarão resultados imediatos. Em contrapartida, o estado, nação, oferecerem condições para um rodar mais seguro, conservando suas estradas e ruas, aparelhando melhor as autoridades de transito.

Dirija com a consciência que o pedestre, o condutor do outro veiculo poderia ser você.

"Cuide da manutenção do seu veiculo”.


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Da Redação | Ladrão com mais de 60 passagens é novamente preso pela PM

08/07/2024

Da Redação | Principais notícias da manhã na região de Curitibanos

27/06/2024

Últimas Notícias