O debate entre os candidatos a prefeito de Curitibanos vai ser realizado no dia 16 de setembro a partir das 20h, aonde todos poderão assistir de qualquer lugar...
O mês da conscientização está acabando! Precisamos manter nossas ações todos os dias! Se você está bem, ouça alguém do seu lado! Se você precisa de ajuda, falar é a melhor solução! Saiba mais...
Passado o mês de conscientização para prevenção ao suicídio, precisamos manter nossas ações. No campo empresarial, cuidar de quem cuida das organizações. Afinal, passamos grande parte do nosso dia trabalhando. Lá, construímos muitas relações!
Diversas reportagens mostram que pessoas desesperadas, numa atitude impensada, tiram a própria vida ou de membros da família, por não acharem mais luz no fim do túnel, por achar que um problema na empresa, grandes dívidas, falência, podem indicar, para eles, o fim da vida? É preciso falar sobre isso! É preciso ajudar estas pessoas!
Rio de Janeiro-RJ, 29/08/2016 – “Empresário mata mulher e filhos e se suicida no rio” – Jornal Tribuna Ribeirão, 30/08/2016.
Neste caso, o empresário Nabor Coutinho de Oliveira Júnior, de 43 anos tinha recentemente trocado de emprego, após 18 anos como funcionário, decidiu abrir sua própria empresa, que não teve sucesso, e segundo sua carta ele dizia que “falhou”.
Rio Claro-SP, 21/06/2016 – “Dono de empresa que demitiu 223 funcionários é encontrado morto” – Portal G1.com, 21/06/2016.
Neste outro caso, o empresário Luís Antônio Scussolino, de 66 anos, enforcou-se dentro da própria empresa. Segundo o portal, o caso pode ter relação com a demissão em massa que ele foi forçado a fazer, por conta da queda na produção e vendas, e que sentia sua empresa fechar, a longo prazo. A polícia está investigando a ligação dos fatos, mas não está descartada a pressão psicológica como o que desencadeou a atitude do empresário.
Belo Horizonte-MG, 14/03/2017 – “Em carta, dono do Peixe Vivo disse que não suportava mais as dívidas” – O Tempo Cidades, 14/03/2017
O proprietário comentou com várias pessoas do seu círculo de amizade que não suportava mais as dívidas e que tinha que dar um jeito nisso.
Segundo o site da campanha “Setembro Amarelo”, a grande dificuldade neste caso é de identificar quando a pessoa tem estes pensamentos, e também de que a pessoa ouça seus conselhos. Profissionais como psicólogos e psiquiatras conseguirão oferecer um atendimento mais eficaz, mas cada um de nós poderá contribuir com conselhos, apoio e às vezes simplesmente ouvindo a pessoa, pois quem está mergulhado no problema não vê soluções.
Se você conhece alguém que tem problemas sérios no trabalho, principalmente se a pessoa é dona do negócio, oriente para que:
1 – Não se desespere: Pare por uns dias o ritmo. Faça um diagnóstico do que realmente está acontecendo e as possíveis, mesmo que remotas, soluções.
2 – Converse com sua família: A família precisa saber, para poder ajudar.
3 – Procure ajuda especializada: Procure serviços de referência como um psicólogo ou psiquiatra para você, e consultores, contadores, para resolver o problema do seu negócio. O CVV (Centro de Valorização da Vida) tem uma linha direta para atendimento no número 188. Maiores informações também no site http://cvv.org.br
4 – Mantenha a motivação: O desespero só piora a situação. Busque motivação. É importante também manter a sua espiritualidade.
5 – Estabeleça estratégias: Como melhorar, quanto melhorar, em que prazo.
Por pior que seja a situação haverá uma solução, nem sempre de curto prazo, mas que possa aos poucos devolver o ânimo de trabalho para esta pessoa. Até mesmo vender tudo e começar do zero é uma saída. Mas nunca, acabar com a sua vida.
Se um amigo seu estiver passando por esta situação, ofereça ajuda. Contribua com aquilo que estiver ao seu alcance, começando, no mínimo, com uma conversa! Não custa nada, e ajuda. Uma ótima e abençoada semana a todos!
Fonte da imagem: www.cvv.org.br - Saiba mais sobre a campanha Setembro Amarelo em: www.cvv.org.br
19/08/2024
19/08/2024
Um ladrão acabou furtando em um estabelecimento comercial na Avenida Governador Jorge Lacerda em Curitibanos na noite deste domingo (18), o mesmo foi localizado...
19/08/2024
Nesta semana, a Polícia Civil de Curitibanos prendeu um homem de 29 anos após o mesmo ter o descumprindo uma medida protetivas. Conforme a Polícia Civil, o refe...
17/08/2024
A campanha eleitoral iniciou oficialmente nesta sexta-feira (16), a partir de agora serão 45 dias para que os candidatos possam apresentar suas propostas e pedi...
16/08/2024